Artigos sobre Eduardo Tavares
Quando há uma entidade reguladora independente, os sectores avançam mais rápido
Sob alçada da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) estão, desde a sua criação em 2019, três sectores – saúde, farmacêutico e alimentar – essenciais à saúde pública, numa ampla abrangência de actuação que vai da supervisão dos sectores até à apresentação de medidas legislativas, passando por várias outras competências. Em conversa com o Expresso das Ilhas, o PCA, Eduardo Tavares, fala da regulação da saúde, no geral, e em cada um dos sectores abrangidos, dos desafios e das prioridades nestes mercados em grande mudança.
Edição 1127
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a reportagem sobre os desafios que se colocam aos pequenos operadores turísticos na ilha do Sal.
Desconformidade na rotulagem de alimentos é o principal problema encontrado pela ERIS
A desconformidade da rotulagem de alimentos face às leis do país é o principal constrangimento encontrado pela Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) nas suas acções de fiscalização.
Fixação de preços dos serviços nas clínicas privadas é um retrocesso para Cabo Verde – ACMD
A presidente da Associação Cabo-verdiana dos Médicos Dentistas (ACMD) considera que a fixação de preços dos serviços nas clínicas privadas é um retrocesso para Cabo Verde que é um país de referência em tratamentos dentários.
ERIS defende actualização da legislação farmacêutica nacional
A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) defendeu, hoje, a actualização da legislação para garantir uma melhor regulação do sector farmacêutico do país. O presidente da ERIS considera que o quadro actual está desfasado da realidade.
ERIS licenciou mais de 60 estabelecimentos privados de saúde em 2022
A Entidade Reguladora Independente de Saúde (ERIS) licenciou no ano de 2022 mais de 60 estabelecimentos privados de prestações de cuidados entre clínicas, laboratórios de análises clínicas e outras estruturas distribuídas por todo Cabo Verde.
ERIS manda retirar do mercado cosméticos com substância cancerígena
A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) mandou retirar do mercado nacional todos os cosméticos que contenham butylphenyl methylpropional, um ingrediente proibidos, na sua composição.
ERIS realiza Conferência “A Importância da investigação biomédica em Cabo Verde”
A Investigação Biomédica é um desígnio e um desafio importante para Cabo Verde. A afirmação é do Presidente do Conselho da administração da ERIS (Entidade Reguladora da Saúde), no discurso de abertura da Conferência “A Importância da investigação biomédica em Cabo Verde”– que esta a decorrer na Cidade da Praia.
ERIS garante que regulação beneficia utentes e clínicas
Um decreto-lei aprovado recentemente pelo Conselho de Ministros estabelece que os preços dos cuidados de saúde prestados nos estabelecimentos privados em Cabo Verde passam a ser fixados e regulados pela Entidade Reguladora Independente de Saúde (ERIS). Entre os prós e os contras, o presidente da ERIS, Eduardo Tavares, afirma que tal medida se justifica e que vai beneficiar tanto os utentes quanto os estabelecimentos privados. A Ordem dos Médicos tem, contudo, outro posicionamento.
As vacinas explicadas (mais uma vez)
Como funcionam? Que importância têm? São seguras?
mais