Artigos sobre Alex Saab

Alex Saab diz-se inocente das acusações dos EUA e recusa ser extraditado
“Posso dizer categoricamente: sim, sou inocente”, afirmou Alex Saab, na entrevista escrita à Lusa a partir da cadeia na ilha do Sal, onde está detido a aguardar extradição desde Junho pedida pelos EUA, que o consideram um testa-de-ferro do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Em meio da pandemia acontecimentos variados marcam Cabo Verde em 2020
Não é novidade que a pandemia da COVID-19 impactou, e muito, a sociedade cabo-verdiana em 2020. Entretanto, outros acontecimentos fizeram-se sentir neste ano que já se prepara para dizer adeus. Casos de justiça, desastres naturais, novos hábitos e regras são exemplos de ocorrências que fazem os cabo-verdianos esperar que 2021 seja bem, e muito melhor. Escolhemos alguns acontecimentos que pensamos serem marcantes.

"Cabo Verde não ratificou protocolo sobre direitos humanos da CEDEAO" – PGR
Cabo Verde não ratificou o protocolo que dá competências ao Tribunal da CEDEAO em matéria de direitos humanos, pelo que não pode decidir sobre as medidas de coacção do empresário colombiano Alex Saab. Quem o diz é o Procurador-Geral da República (PGR), Luís José Landim.

Os casos que marcaram o ano : “Em relação à Justiça, todos têm opinião”
Entre os casos com que Luís Landim lidou durante o seu primeiro ano enquanto Procurador Geral da República, há dois que se destacam, pelo mediatismo e complexidade. Falamos do caso ‘Fundo do Ambiente’ e do caso ‘Alex Saab’.

Defesa leva detenção de Alex Saab em Cabo Verde às Nações Unidas
A defesa do colombiano Alex Saab, alegado testa-de-ferro de Nicolás Maduro, denunciou Cabo Verde nas Nações Unidas pelos “obstáculos que colocou arbitrariamente” aos advogados que o defendem no país, onde está detido desde Junho, foi hoje anunciado.

CSMJ e PGR relativizam mediatização do caso Alex Saab
O Conselho Superior de Magistratura Judicial garante que os juízes do Supremo Tribunal de Justiça que vão decidir sobre a extradição de Alex Saab são “imunes” à pressão. Também o Procurador-Geral da República relativiza o caso e defende que “não há queixas a fazer” da justiça cabo-verdiana no processo.

EDITORIAL: Consequências
A semana passada foi marcada pela revelação na imprensa internacional de uma alegada missão oficial à Venezuela seguida de comunicado do governo a desmentir o facto e a demitir das suas funções numa empresa pública o suposto emissário.

Destaques da edição 978
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca as mulheres que desafiam a ‘liga de cavalheiros’, nas autárquicas deste ano. Com o aproximar das eleições Autárquicas, marcadas para dia 25 de Outubro, começam a ficar fixadas as candidaturas que serão formalmente fechadas em Setembro, aquando da sua apresentação aos tribunais do círculo eleitoral.

EUA negam tentativa de “influenciar indevidamente” o processo judicial de Alex Saab
Os Estados Unidos de América negaram hoje, através da sua embaixada na Praia, tentativa de influenciar indevidamente o processo judicial do litígio em curso referente ao pedido dos Estados Unidos para a extradição Alex Saab. Garantem que é um assunto judicial a ser decidido pelos tribunais independentes de Cabo Verde.

MpD garante que Gil Évora foi ouvido previamente pelo Governo antes da sua demissão
A secretária-geral do Movimento para a Democracia (MpD – poder), Filomena Delgado, disse este domingo que a demissão de Gil Évora foi precedida de uma audição, pelo Governo, conforme estipula a lei.

Gil Évora nega encontro com Maduro e diz que viagem serviu para programar "voos e vistos"
O ex-PCA da EMPROFAC, Gil Évora, nega ter estado no Palácio Presidencial da Venezuela, garantindo que se deslocou a Saint Vincent e Grenadines no âmbito de um trabalho de consultoria sobre voos e vistos, prestado à defesa de Alex Saab.

Advogado da Venezuela acredita que Supremo terá “muita dificuldade” para autorizar extradição de Alex Saab
O advogado do Estado da Venezuela, Arnaldo Silva, disse hoje, em declarações à Inforpress, que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) cabo-verdiano terá “muita dificuldade” para decidir favoravelmente à extradição de Alex Saab para os Estados Unidos.

Baltasar Garzón acusa Cabo Verde de dificultar defesa de Saab
O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, líder da equipa internacional que tenta travar a extradição de Alex Saab para os Estados Unidos, acusou as autoridades cabo-verdianas de prejudicarem a defesa, recusando duas vezes a entrada de um advogado.

Garzón acusa Estados Unidos de "instrumentalizarem" a extradição de Alex Saab
O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón acusou os Estados Unidos de “instrumentalizarem”, por razões políticas e eleitorais, a extradição do empresário colombiano Alex Saab, acusado de ser testa-de-ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e detido em Cabo Verde.

Saab estranha “inação” de PM de Cabo Verde e aponta consequências da detenção
O empresário Alex Saab, alegado testa-de-ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse hoje estar detido ilegalmente em Cabo Verde, estranhou a “inação” do primeiro-ministro cabo-verdiano e antevê consequências jurídicas e políticas.

Tribunal de Relação de Barlavento decide pela extradição de Alex Saab para os EUA
Os três juízes do Tribunal de Relação de Barlavento, em acórdão de 31 de Julho, decidiram pela extradição do cidadão venezuelano Alex Saab Nain Moran para os Estados Unidos de América, a fim de ser julgado nesse país.

Alex Saab deslocado para o hospital Ramiro Alves por alegados problemas de saúde
O empresário colombiano que aguarda pela extradição, em Cabo Verde, foi deslocado, por volta das 13h00 de sábado, da prisão regional da ilha do Sal para o hospital Ramiro Alves com alegados problemas de saúde.

Caso Alex Saab: “Governo não se intromete e não pronuncia”, diz ministra da Justiça
A ministra da Justiça, Janine Lélis, disse hoje que o “governo não se intromete e não pronuncia” em questões judiciais iguais às do caso de Alex Saab Morán, que se encontra detido em Cabo Verde após ser acusado de branqueamento de capitais, tráfico de droga, entre outras infracções, cometidas nos Estados Unidos da América (EUA).

Caso Alex Saab: Cabo Verde irá pronunciar-se se for levado ao Tribunal Internacional em Haia -PM
O primeiro-ministro recusou-se a comentar o caso de detenção do colombiano Alex Saab, alegando que só irá pronunciar-se no momento oportuno, isto é, se a defesa do colombiano levar Cabo Verde ao Tribunal Internacional de Justiça.

Governo cabo-verdiano autoriza extradição de alegado testa de Ferro de Nicolás Maduro
Os EUA pediram formalmente às autoridades cabo-verdianas a extradição de Alex Saab, descrito como testa de ferro do Presidente da Venezuela.
mais