Artigos sobre Alex Saab
Governo da Venezuela exige novamente liberdade para Alex Saab
O Governo da Venezuela reiterou hoje a exigência de liberdade para o empresário colombiano Alex Saab, preso nos Estados Unidos acusado de branqueamento de capitais, alegando que a sua saúde se encontra "em risco".
MP dos EUA diz que passaporte diplomático de Alex Saab é falso
O passaporte diplomático de Alex Saab Moran, acusado de branqueamento de capitais pelos Estados Unidos, é possivelmente falso, disse o Ministério Público, durante o julgamento do colaborador próximo do Presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Alex Saab era informador secreto da agência antidrogas dos EUA
O empresário colombiano Alex Saab, considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi secretamente contratado pela agência norte-americana antidrogas (DEA) como fonte em 2018, dando informações sobre subornos às autoridades da Venezuela, segundo dados judiciais hoje divulgados.
PR revela chamadas de congéneres africanos a favor de Alex Saab
O Presidente Jorge Carlos Fonseca, admitiu esta sexta-feira que o processo envolvendo a extradição de Alex Saab originou telefonemas de vários chefes de Estado africanos, apelando-lhe a favor do alegado testa-de-ferro do Presidente da Venezuelano.
Alex Saab responsabiliza EUA pela sua integridade física
O empresário colombiano Alex Saab afirmou que não colaborará com as autoridades norte-americanas, que responsabiliza pela sua integridade física, um dia depois de ter sido extraditado de Cabo Verde para os Estados Unidos da América.
EUA agradecem colaboração de Cabo Verde na extradição de Alex Saab
Os Estados Unidos agradeceram a Cabo Verde a extradição para aquele país de Alex Saab, considerado um testa-de-ferro do Presidente da Venezuela, informando que o empresário colombiano será presente a um juiz em Miami, na segunda-feira.
Tribunal Constitucional rejeita mais três recursos da defesa de Alex Saab
O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou mais três acções da defesa de Alex Saab, considerado testa-de-ferro de Nicolás Maduro, envolvendo a extradição pedida pelos Estados Unidos da América (EUA).
Tribunal Constitucional rejeita recurso. Alex Saab vai ser extraditado
O Tribunal Constitucional julgou improcedente o recurso da defesa de Alex Saab, à decisão de autorizar a sua extradição. Assim sendo, o alegado testa de ferro do Presidente Venezuela, Nicolas Maduro deverá seguir para os Estado Unidos, onde será julgado.
Edição 1032
A decisão do Tribunal Constitucional de julgar improcedente o recurso apresentado pela defesa de Alex Saab faz a manchete desta semana do Expresso das Ilhas.
Tribunal Constitucional rejeita recurso da defesa à extradição de Alex Saab
O Tribunal Constitucional rejeitou o recurso da defesa de Alex Saab, considerado testa-de-ferro do presidente venezuelano Nicolás Maduro, à decisão de autorizar a extradição para os Estado Unidos, conforme acórdão a que a Lusa teve acesso.
Alex Saab apresenta queixa-crime contra José Landim, Natalino Correia e inspectores da PJ
O empresário colombiano Alex Saab, apresentou queixa-crime contra o Procurador-Geral da República (PGR), José Landim, o procurador regional Natalino Correia e dois inspectores da Polícia Judiciária (PJ).
Tribunal Constitucional marca julgamento de Alex Saab para 13 de Agosto
O Tribunal Constitucional (TC) marcou o julgamento de Alex Saab Morán para o próximo dia 13 de Agosto pelas 09h00. Devido à COVID-19, a sala de audiências reservada ao público vai acomodar, no máximo, dezassete pessoas sentadas, que só poderão assistir ao julgamento mediante inscrição prévia.
Ministério Público pede substituição da detenção provisória de Alex Saab por outras medidas cautelares
O Ministério Público promoveu esta quinta-feira, junto do Tribunal de Relação de Barlavento, a libertação de Alex Saab, solicitando que a medida de detenção provisória a que se encontra sujeito seja substituída por outras medidas cautelares legalmente previstas.
Alex Saab diz-se inocente das acusações dos EUA e recusa ser extraditado
“Posso dizer categoricamente: sim, sou inocente”, afirmou Alex Saab, na entrevista escrita à Lusa a partir da cadeia na ilha do Sal, onde está detido a aguardar extradição desde Junho pedida pelos EUA, que o consideram um testa-de-ferro do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Em meio da pandemia acontecimentos variados marcam Cabo Verde em 2020
Não é novidade que a pandemia da COVID-19 impactou, e muito, a sociedade cabo-verdiana em 2020. Entretanto, outros acontecimentos fizeram-se sentir neste ano que já se prepara para dizer adeus. Casos de justiça, desastres naturais, novos hábitos e regras são exemplos de ocorrências que fazem os cabo-verdianos esperar que 2021 seja bem, e muito melhor. Escolhemos alguns acontecimentos que pensamos serem marcantes.
"Cabo Verde não ratificou protocolo sobre direitos humanos da CEDEAO" – PGR
Cabo Verde não ratificou o protocolo que dá competências ao Tribunal da CEDEAO em matéria de direitos humanos, pelo que não pode decidir sobre as medidas de coacção do empresário colombiano Alex Saab. Quem o diz é o Procurador-Geral da República (PGR), Luís José Landim.
Os casos que marcaram o ano : “Em relação à Justiça, todos têm opinião”
Entre os casos com que Luís Landim lidou durante o seu primeiro ano enquanto Procurador Geral da República, há dois que se destacam, pelo mediatismo e complexidade. Falamos do caso ‘Fundo do Ambiente’ e do caso ‘Alex Saab’.
Defesa leva detenção de Alex Saab em Cabo Verde às Nações Unidas
A defesa do colombiano Alex Saab, alegado testa-de-ferro de Nicolás Maduro, denunciou Cabo Verde nas Nações Unidas pelos “obstáculos que colocou arbitrariamente” aos advogados que o defendem no país, onde está detido desde Junho, foi hoje anunciado.
CSMJ e PGR relativizam mediatização do caso Alex Saab
O Conselho Superior de Magistratura Judicial garante que os juízes do Supremo Tribunal de Justiça que vão decidir sobre a extradição de Alex Saab são “imunes” à pressão. Também o Procurador-Geral da República relativiza o caso e defende que “não há queixas a fazer” da justiça cabo-verdiana no processo.
EDITORIAL: Consequências
A semana passada foi marcada pela revelação na imprensa internacional de uma alegada missão oficial à Venezuela seguida de comunicado do governo a desmentir o facto e a demitir das suas funções numa empresa pública o suposto emissário.
mais