Campus África 2018
O Campus África, iniciativa da Universidade de La Laguna, decorre a cada dois anos. Esta é a terceira edição. Os participantes – mais de uma centena - provêm de Cabo Verde, Tunísia, Guiné-Bissau, Senegal, Guiné-Equatorial, Marrocos e Gabão. O evento decorre de 11 a 26 de Julho.
“Posso ser candidato a Presidente da República” - José Maria Neves
Foi Primeiro-Ministro durante 15 anos, saiu do poder em 2016 mas nunca deixou de estar no centro do debate político. De passagem por Tenerife, onde participou numa conferência sobre os oito anos da Cimeira de Mindelo, organizada pelo Campus África, José Maria Neves falou em exclusivo ao Expresso das Ilhas e à Rádio Morabeza. Está tudo nestas páginas: TACV, evacuações médicas, SOFA, liderança do PAICV e a “provável” candidatura presidencial.
Destaques da edição 871
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com José Maria Neves: “Posso ser candidato a Presidente da República”.
“Se Cabo Verde não é capaz de organizar um discurso histórico, alguém será capaz”
Professor da Universidade da Universidade de Évora, Portugal, investigador na área de património, com passagens frequentes por Cabo Verde, onde já deu aulas, Filipe Themudo Barata é um crítico da forma como o mundo anda a tratar a história. De passagem pelo Campus África, na Universidade de La Laguna, conversou com o Expresso das Ilhas e a Rádio Morabeza sobre a importância de preservar a memória.
Destaques da edição 870
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com José Luís Sá Nogueira PCA da Cabo Verde Airlines: Sem aviões não há uma companhia aérea, nem Hub, nem nada.
Terminou a terceira edição do Campus que quer "preparar o futuro"
Duas semanas e meia depois, esta sexta-feira, várias dezenas de bolseiros, de diferentes países africanos, regressam a casa, concluído que está o Campus África, em Tenerife. A organização faz um balanço positivo da terceira edição.
"Já não existe identidade única" - Vera Duarte
Mulher das letras, jurista, desde sempre comprometida com os direitos humanos, Vera Duarte passou pelo Campus África para uma conversa sobre literatura cabo-verdiana. No final, falou com o Expresso das Ilhas sobre palavras escritas, sim, mas também sobre tantas outras coisas.
Investigadora cabo-verdiana estuda impacto dos media na sociedade
A professora e investigadora da Universidade de Cabo Verde (UniCV), Teresa Ramos Correia, conquistou um dos prémios do Campus África 2018. A docente, da área de comunicação social, foi galardoada com o Prémio CINFA, por um projecto de investigação na área da educação para os media.
"É fundamental que a universidade esteja aberta ao mundo" - Antonio Martinón Cejas
Uma universidade que seja ponte entre três continentes. É com esta a visão que Antonio Martinón Cejas, reitor da Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, encara o futuro de uma instituição que, com um passado de 226 anos, quer construir o futuro na rota da internacionalização.
Mudanças climáticas forçam adaptação a uma "nova realidade"
Ilhas, as Canárias, à semelhança de Cabo Verde, estão particularmente expostas aos efeitos das alterações climáticas. Em Tenerife, as autoridades da ilha puseram em marcha um plano de reeducação ambiental, para mudar comportamentos. Fomos conhecer o essencial das medidas adoptadas.
“Temos que virar ainda mais o discurso para a ciência” – Casimiro Vizzini
Casimiro Vizzini, da Divisão de Políticas Científicas e Capacitação da UNESCO em Paris, defende um aprofundamento da aposta na ciência, como motor de desenvolvimento. Ao Expresso das Ilhas, em Tenerife, o especialista explica que a criação de uma mentalidade científica é um dos objectivos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Ribeira Grande de Santiago formaliza parceria com La Laguna
Os municípios de Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde, e La Laguna, Canárias, assinaram esta sexta-feira, em Tenerife, um protocolo de parceria.
Cooperação espanhola aposta na saúde materno-infantil
A ministra da Saúde de Espanha defendeu esta quinta-feira, em Tenerife, que o futuro da cooperação espanhola, na área da saúde, deve privilegiar a saúde materno-infantil.
“As línguas evoluem e quem toma as decisões são os falantes” - Darío Villanueva
O Espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo. Partiu de Espanha mas já é sua propriedade. Cada país hispânico adoptou-a e tornou-a sua. À margem do Campus África, o Expresso das Ilhas conversou com Darío Villanueva, director da Real Academia Espanhola, sobre uma língua em evolução.
Obiang é um “fanfarrão” - Donato Ndongo
O escritor equato-guineense, Donato Ndongo, acredita que a adesão da Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi apenas uma forma encontrada por Teodoro Obiang “para ser aceite num clube”, na linha de outras acções “absolutamente vazias”, tomadas pelo presidente do país.
“Os alunos que só sabem crioulo, o resultado é o isolamento”
Viaja com frequência a Cabo Verde, onde já deu aulas. Professor da Universidade de Évora, Portugal, investigador na área de património, Filipe Themudo Barata analisa a importância da memória e o peso da língua na aquisição do conhecimento. Leia um excerto da entrevista gravada em Tenerife e que poderá ler na íntegra, em breve, na edição impressa do Expresso das Ilhas.
Estados europeus olham “sem entusiasmo” para Macaronésia – Paulino Rivero
Portugal, Espanha e a própria União Europeia encaram a aproximação dos arquipélagos da Macaronésia com algumas reservas. Posição expressa esta segunda-feira, ao final da tarde, no Parlamento das Canárias, pelo ex-Presidente do governo da região autónoma espanhola, Paulino Rivero.
Venha connosco ao Parque Nacional do Teide
Declarado parque nacional em 1954, o Parque Nacional do Teide, em Tenerife, arquipélago das Canárias, inclui um majestoso vulcão, com uma enorme cratera. O pico fica a uns impressionantes 3.718 metros acima do nível do mar.
"A internacionalização e a cooperação têm sido a salvação da UniCV" - reitora
A reitora da Universidade de Cabo Verde encara o Campus África como uma oportunidade de internacionalização da universidade pública cabo-verdiana, factor que considera fundamental para a sustentabilidade da própria instituição.
Universitários africanos juntos num "encontro de interculturalidade"
Em San Cristobal de La Laguna já arrancou o Campus África. Seis dezenas de cabo-verdianos integram o grupo de bolseiros do campo de verão, organizado pela Universidade de La Laguna. Esta manhã falou-se de história e construção identitária, numa iniciativa que quer promover o diálogo entre povos da sub-região.
Regressa o Campus África, por uma ‘Macaronésia do conhecimento’
Bolseiros debatem desenvolvimento sustentável, património cultural e saúde
Edição 865 – 27 de Junho
Expresso das Ilhas nas bancas esta quarta-feira