Artigos sobre Evacuações médicas
Cabo Verde investiu 931 mil contos em evacuação médica de 4.905 doentes em 2022
O presidente do conselho de administração (PCA) do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Mário Fernandes, avançou hoje que Cabo Verde investiu 931 mil contos ao evacuar mais de quatro mil doentes para tratamentos especializados em Portugal em 2022.
Projecto de criação de capacidades para reduzir evacuações médicas está bem encaminhado- PM
O Primeiro-ministro afirmou hoje que o projecto do Hospital de Cabo Verde está bem encaminhado relativamente à criação de capacidades internas que possam reduzir as necessidades de evacuações.
Cabo Verde prevê gastar 391 mil contos com evacuações médicas para Portugal em 2023
Cabo Verde prevê gastar 391 mil contos com a evacuação médica de doentes e acompanhantes para tratamento especializado nos hospitais portugueses durante o ano de 2023.
Número de cabo-verdianos tratados nos hospitais portugueses caiu 28% em 2020
Cabo Verde enviou para tratamento em Portugal, no ano passado, em diversas especialidades, 229 doentes, menos cerca de 28% face a 2019, chegando a 31 de Dezembro com 549 pacientes em tratamento nos hospitais portugueses, segundo dados oficiais.
Gastos com evacuações médicas caem 7,5% até Maio
O custo com as evacuações médicas suportadas pelo Instituto Nacional de Previdência Social, sobretudo para Portugal, caiu 7,5% até maio, face a 2020, para 293,6 milhões de escudos, segundo dados oficiais compilados hoje pela Lusa.
Evacuações médicas em Cabo Verde aumentaram mais de 7% em 2019
As evacuações médicas suportadas pela segurança social cabo-verdiana aumentaram 7,1% em 2019, para 3.891 doentes, sobretudo entre as ilhas do arquipélago e com menos quase cem pacientes deslocados para tratamento em Portugal.
Evacuações médicas em maca nos aviões da TICV aumentaram 28% em 2020
O número de pacientes deslocados entre as ilhas pelos Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) chegou a 516 pessoas transportadas em maca nos seus aviões, mais 28% face a 2019.
Cabo Verde já evacuou mais de 400 doentes para Portugal
Dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Cabo Verde é quem mais vezes pede ajuda a Portugal para o tratamento de doentes.
Destaques da edição 928
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Alexandre Alves, Administrador da SevenAir: “Salvar 400 vidas é o melhor saldo que poderíamos ter”. Num ano a SevenAir fez 400 evacuações médicas em Cabo Verde. Ou, como diz Alexandre Alves, administrador comercial da empresa, “salvámos 400 vidas”.
Cabo Verde "está amarrado à disponibilidade de vagas em Portugal"
O Director Nacional de Saúde anunciou, hoje, que vai ser aberto um inquérito para averiguar o que motivou o atraso na evacuação da criança de 4 anos que faleceu ontem, em São Vicente, e que não foi evacuada para Portugal.
Binter novamente constituída arguida
Além da companhia aérea, o Ministério Público formalizou, igualmente, a acusação contra uma funcionária da empresa, um médico e uma clínica da Boa Vista. Em causa a a recusa de evacuação por via aérea de Eloisa Teixeira da ilha da Boa vista para o Sal.
Binter arguida leva PAICV a acusar governo
Depois de o Ministério Público ter constituído a Binter Cabo Verde como arguida no caso da evacuação de um homem que tinha sido baleado na Boa Vista e que a empresa recusou evacuar para a Praia, o PAICV apela a que o Ministério Público não se deixe condicionar "por qualquer ameaça de abandono do país" disse, hoje, em conferência de imprensa, Walter Évora, deputado do maior partido da oposição.
Jet Stream já está em Cabo Verde, para evacuações e não só
Chegou segunda-feira a Cabo Verde o avião Jet Stream 32, da empresa portuguesa Sevenair, para evacuações médicas e outros transportes que o Estado entenda fazer. O aparelho está pronto a voar.
“Posso ser candidato a Presidente da República” - José Maria Neves
Foi Primeiro-Ministro durante 15 anos, saiu do poder em 2016 mas nunca deixou de estar no centro do debate político. De passagem por Tenerife, onde participou numa conferência sobre os oito anos da Cimeira de Mindelo, organizada pelo Campus África, José Maria Neves falou em exclusivo ao Expresso das Ilhas e à Rádio Morabeza. Está tudo nestas páginas: TACV, evacuações médicas, SOFA, liderança do PAICV e a “provável” candidatura presidencial.
Aviões CASA e formação de tripulantes vão custar um Dornier e 71 mil contos
Governo publicou ontem, no Boletim Oficial, a Resolução que regulamenta a aquisição de dois aviões CASA para realizar evacuações médicas em Cabo Verde.
Governo e parceiros já assinaram contrato para transporte de doentes
O Ministério da Saúde, as Forças Armadas e o Instituto Nacional de Previdência Social, juntamente com duas seguradoras, assinaram quarta-feira um contrato de prestação de serviços para o transporte de doentes.
Hospital Agostinho Neto: "a situação é de muita pressão"
O presidente do conselho de administração do Hospital Agostinho Neto (HAN), na cidade da Praia, Júlio Andrade, reconhece a necessidade do reforço nos recursos humanos para satisfazer uma “demanda exagerada” de evacuações internas.
SevenAir quer "relação permanente e duradoura" com Cabo Verde
Depois de conhecidas as linhas genéricas do negócio entre a SevenAir e o Governo, tendo em vista a cedência de dois C212-100 Aviocar e a deslocação, em breve, de um Jetstream 32 para evacuações médicas, a empresa mostra-se interessada em permanecer em Cabo Verde.
Estado já escolheu avião para evacuações médicas
Operado pela Guarda Costeira, o C212-100 Aviocar, conhecido também por CASA, chegará a Cabo Verde até final do ano, anunciou hoje o ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares. Até lá, será uma empresa privada portuguesa a assegurar o serviço.
"Se o Primeiro-Ministro pode ser substituído durante seis meses na casa parlamentar, onde é que ele não poderá ser substituído?"
O governo “não está disponível para ouvir propostas”, acusou hoje a presidente do maior partido da oposição à saída de um encontro que teve com o primeiro-ministro no Palácio do Governo.
mais