COVID-19 / Impacto na Economia
Dossier sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na economia cabo-verdiana e as medidas tomadas para o mitigar

Poupanças dos cabo-verdianos nos bancos já cresceram 7% com a pandemia
As poupanças dos cabo-verdianos nos bancos renovaram em Agosto um novo máximo histórico, crescendo 0,5% no espaço de um mês e mais de 7% desde o início da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais.

Turismo: Preços com variação homóloga negativa de 0,9% no terceiro trimestre
Entre Julho e Setembro deste ano os preços da oferta turística em Cabo Verde sofreram uma quebra de 0,9% quando comparados com o mesmo período do ano passado. Em relação os segundo trimestre deste ano a descida foi de 1,2%.

Governo anuncia “brevemente” intervenção na Cabo Verde Airlines
O Governo deve anunciar brevemente uma intervenção na Cabo Verde Airlines (CVA), privatizada em 2019 e sem actividade comercial desde Março devido à COVID-19. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira pelo ministro do Turismo e Transportes, no final de dois dias de debate parlamentar sobre os transportes.

Cabo Verde vai endividar-se em mais 7% no mercado interno em 2021
O Estado vai endividar-se em mais quase 7% no mercado interno no próximo ano, renovando máximos, para o equivalente a 5.869 milhões de escudos, conforme prevê a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021.

Governo clarifica desconfinamento do sector da cultura
O governo aprovou e clarificou, em Conselho de Ministros, uma resolução que determina as regras que estabelecem um conjunto de medidas adoptadas pelos espaços culturais para a retoma gradual das actividades laborais e económicas ligadas ao sector. Todos os eventos culturais realizados no sector da música e dos espectáculos podem já neste momento ser realizados desde que cumpridos os requisitos plasmados na lei.

Governo quer Cabo Verde Airlines redimensionada em trabalhadores e aviões
A Cabo Verde Airlines, privatizada em 2019 e sem actividade comercial desde Março, deverá ser redimensionada, em número de trabalhadores e aviões, defende o Governo, representando os 39% do capital social da companhia nas mãos do Estado.

Estado sair da CVA é hoje “praticamente impossível” - Olavo Correia
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, disse esta quarta-feira que a solução do Estado sair do capital social da Cabo Verde Airlines (CVA) é hoje “praticamente impossível”, isso devido às novas circunstâncias criadas pela pandemia da covid-19.

Cabo Verde Airlines diz que nível de transmissão reduz interesse turístico e não retoma voos
A administração da Cabo Verde Airlines (CVA) não tem previsão para retomar os voos comerciais, apesar da reabertura das fronteiras do arquipélago, e alegou esta terça-feira que os níveis de transmissão de covid-19 no país reduzem o interesse turístico.

Crédito em incumprimento em Cabo Verde em mínimo de cinco anos em 2019
Cerca de 10% do crédito concedido pelos bancos cabo-verdianos estava, no final de 2019, em incumprimento, o valor mais baixo em cinco anos, segundo um relatório do Banco de Cabo Verde (BCV) consultado pela Lusa.

Moratórias em Cabo Verde deixaram por pagar 748 milhões de escudos aos bancos em quatro meses
As moratórias lançadas em Abril em Cabo Verde, para mitigar os efeitos económicos da pandemia de covid-19, levaram famílias, empresas e municípios a deixar de pagar aos bancos 748 milhões de escudos, até Julho.

Governo quer renegociar contrato de concessão das ligações marítimas
O Governo admite renegociar no próximo ano o contrato de concessão do serviço público de transporte interilhas de passageiros e carga, assumido desde 2019 pela CV Interilhas, liderada pela portuguesa Transinsular.

Governo agrava previsões e procura turística por Cabo Verde recua 15 anos
A procura turística por Cabo Verde deverá recuar este ano a níveis de 2005, uma quebra de 70% devido à pandemia de covid-19, perdendo mais de 550 mil turistas face à previsão inicial do Governo, após sete meses de encerramento de fronteiras.

Retoma dos Voos: Impacto económico no desconfinamento será gradual e muito lento – Olavo Correia
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças defendeu que é preferível abrir os aeroportos do país para o mundo, mas que é necessário ter em conta que o impacto económico no desconfinamento será “gradual e muito lento”.

Lay-offs: Terceira fase visa retoma económica gradual
Para mitigar os impactos sócio-economicos da pandemia de COVID-19 e, particularmente, evitar a perda massiva de postos de trabalho e rendimentos, o governo estipulou uma série de medidas excepcionais, entre as quais se destacam os chamados lay-offs. A última de duas fase do regime simplificado de suspensão de contrato de trabalho, terminou a 30 de Setembro e uma nova proposta, que tem em vista uma gradual retoma económica, vai ser em breve discutida no Parlamento. Este é o balanço das fases anteriores e antevisão do que aí vem.

Lay-offs: Medida acertada, dizem parceiros sociais que prevêem um 2021 ainda mais difícil
“O lay-off permitiu salvaguardar 17 mil postos de trabalho”, anunciou, na passada quinta-feira, o ministro das Finanças, Olavo Correia, aquando da apresentação do Orçamento do Estado para 2021. Patrões e sindicatos são unânimes em defender que esta foi uma medida positiva e que permitiu aos trabalhadores manterem, ainda que parcialmente, o seu rendimento e o seu posto de trabalho. No entanto, as perspectivas para 2021 não são animadoras.

Cabo Verde corta em carros, alugueres e consultoria para equilibrar contas públicas
A crise económica provocada pela pandemia de covid-19 levou o Governo fazer cortar em várias despesas públicas em 2021, suspendendo a compra de viaturas e de novos contratos para arrendamento de imóveis ou de consultoria.

COVID-19 causa prejuízos a oito em cada dez empresas nacionais
COVID-19 causou diminuição de volume de negócios a 83% da empresas nacionais, revela hoje o INE num inquérito realizado às empresas nacionais. Turismo e comércio foram os sectores mais afectados.

PIB com quebra de 31,7% no segundo trimestre
Entre 01 de Abril de 30 de Junho o PIB nacional teve uma quebra de 31,7%, aponta hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) no relatório sobre as Contas Nacionais Trimestrais. Exportações diminuíram 76,3% e as importações recuaram 35,8%.

Défice de Cabo Verde nos 8,8% em 2021 após pico histórico de 11,4%
O défice das finanças públicas de Cabo Verde deverá registar um défice de 8,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, devido à crise provocada pela pandemia de covid-19, após um máximo histórico de 11,4% em 2021, segundo o Governo.

Governo admite prorrogar moratória aos créditos até Junho de 2021
O Governo admite prorrogar até Junho de 2021 a moratória aos créditos bancários, aplicada desde Abril devido à pandemia de covid-19, que já abrange mais de 15 milhões de contos.

COVID-19: ONU reprograma mais de metade de apoio para medidas emergenciais em Cabo Verde
A Organização das Nações Unidas (ONU) reprogramou mais de metade dos 15 milhões de dólares do programa anual de cooperação para apoiar as medidas emergenciais em Cabo Verde adoptadas por causa da pandemia de covid-19, disse esta terça-feira fonte oficial.

Governo vai avançar com reabertura dos aeroportos para voos internacionais
O Conselho de Ministros da próxima quinta-feira vai aprovar uma resolução que procede à reabertura dos voos internacionais nos quatro aeroportos internacionais de Cabo Verde, segundo disse hoje o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Covid-19: Cabo Verde negoceia com Banco Mundial financiamento para vacinar população
O Governo de Cabo Verde está a negociar com o Banco Mundial um crédito adicional para reforçar em 2021 o sector da Saúde e comprar as futuras vacinas contra a covid-19, de até nove milhões de euros.

FMI diz que investimento público é "urgentemente necessário"
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que o investimento público é "urgentemente necessário" para controlar a pandemia de covid-19, podendo também criar "milhões" de empregos.

Barracas de comida no Sucupira reabriram hoje
Depois de 6 meses fechadas, as barracas de comida do mercado de Sucupira, na capital, reabriram hoje. Agora, cada espaço deve ter duas mesas, com o máximo de duas pessoas. Ao contrário do que costumava ser, o movimento está fraco o que gera preocupação às comerciantes.

Banco de Cabo Verde pede novas estratégias e políticas financeiras prioritárias
O Banco de Cabo Verde quer definir com urgência, em conjunto com o Governo, “novas estratégias e políticas financeiras prioritárias” para responder aos efeitos na economia da crise provocada pela pandemia de covid-19.

Ministro da Cultura defende fundo da CPLP para financiar sector
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, país que tem a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), defendeu hoje que a organização deve criar um fundo para promover investimento no sector.

José Almada Dias, Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest : “A procura por Cabo Verde não diminuiu, pelo contrário”
A Cabo Verde TradeInvest tem como missão promover o crescimento económico sustentável, inclusivo e equilibrado de Cabo Verde, com a mobilização de investimentos de qualidade e a dinamização de exportações de produtos e serviços com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos em termos de emprego, oportunidades e mobilidade social, como se lê na página da organização. O plano estratégico até 2020 tinha como metas mobilizar investimentos de qualidade, aumentar as exportações de produtos e serviços Made in Cabo Verde e transformar a CV TradeInvest numa Organização de Promoção do Comércio mais eficiente e efectiva, mas 2020 foi também o ano Covid. O novo conselho de administração, presidido por José Almada Dias, inclusive, apanhou com as restrições causadas pela pandemia dias depois de ter tomado posse. No entanto, como explica Almada Dias ao Expresso das Ilhas, essa “paragem” acabou por ser benéfica.

Cabo Verde espera quebra para metade nos donativos a receber em 2021
Os donativos internacionais a Cabo Verde deverão cair para metade em 2021, segundo previsão da proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, após um máximo histórico superior a 77 milhões de euros esperado em 2020.

Banco Mundial vai financiar plano de prevenção de Cabo Verde com 800 mil euros
O Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Associação Internacional para o Desenvolvimento (AID), instituições do Banco Mundial, vão atribuir mais 800 mil euros ao plano de Cabo Verde de prevenção e controlo à covid-19.

Formalização de negócios aumenta durante a pandemia
O presidente da Pró Empresa, Pedro Barros, avançou hoje que durante a pandemia tem havido um aumento de formalização dos negócios e de inscrição da Previdência Social.

Comerciantes de Sucupira vão ter bonificação de juros para retomarem as suas actividades
A Câmara Municipal da Praia (CMP) e o governo, através da Pró Empresa, vão assegurar as condições para os comerciantes de Sucupira retomarem as suas actividades. Uma das medidas é a bonificação de juros, até 6 meses, do crédito a ser obtido junto aos bancos.

SITHUR denuncia “abandono” dos trabalhadores da Cabo Verde Airlines
O Sindicato de Indústria, Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITHUR) acusa o Governo e a administração da Cabo Verde Airlines (CVA) de terem abandonado os trabalhadores da empresa. Em causa o atraso no pagamento de três meses de salário, denunciou hoje o secretário permanente do sindicato.

Estados insulares africanos vão poupar 40% com compra de medicamentos conjunta
Os governos dos pequenos Estados insulares africanos em desenvolvimento, nos quais se incluí Cabo Verde, assinaram hoje um acordo para a aquisição conjunta de medicamentos, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), permitirá aos respectivos países uma redução de preços de até 40%.

Sector dos serviços com quebra de 50% no volume de negócios
Dados foram revelados hoje pelo INE. Entre 01 de Abril e 30 de Junho deste ano o sector dos serviço teve uma quebra de 50,6% no volume de negócios quando comparado com igual período do ano passado.

Fórum Cabo Verde Ambição 2030: PM quer Cabo Verde mais “resiliente e menos vulnerável a choques externos”
COVID-19 alterou planos traçados anteriormente para o desenvolvimento do país. Ulisses Correia e Silva defende agora que “alívio e o perdão da dívida externa” são “necessidade de curto prazo”, que vai ter impacto na economia nacional a médio e longo prazo.

Ministro do Turismo defende aposta no meio rural para fixar os turistas
O ministro do Turismo defendeu hoje uma aposta no meio rural para desenvolver e diferenciar o produto que o país quer apresentar, afirmando que a cultura e a música de cabo-verdiana são elementos que podem fixar os turistas.

Mercado do trabalho : Efeitos do coronavírus no emprego
Os dados do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial (Pró-Empresa) apontam que até o início de Setembro mais de 800 empresas foram forçadas a aderir ao regime de lay-off, lançado pelo Governo para mitigar as consequências da pandemia de COVID-19. Com isso, mais de 16 mil trabalhadores tiveram, por causa da pandemia, seus contratos suspensos, sobretudo nas ilhas onde o turismo tem maior peso, mais precisamente no Sal e na Boa Vista. Há ainda, um pouco por todo o País, aqueles que foram demitidos.

COVID-19: Mais de 300 trabalhadores pediram subsídio para quarentena
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) recebeu mais de 300 pedidos de subsídio para isolamento profilático de trabalhadores, ou quarentena, devido ao novo coronavírus, nos primeiros três meses de pandemia no arquipélago.

SITHUR pede mais três meses de apoio às empresas e reabertura imediata de fronteiras
O Sindicato de Indústria, Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITHUR) alerta para a possibilidade de despedimentos em massa no sector do turismo e restauração, caso não sejam adoptadas novas medidas de protecção, já a partir de 1 de Outubro, tendo em conta que o regime de ‘lay-off’ termina no dia 30 de Setembro. O secretário permanente do sindicato, Carlos Lopes, pede uma solução urgente, pelo menos para os próximos três meses.

Aeroportos de Cabo Verde recuperam mas já perderam um milhão de passageiros
Os aeroportos de Cabo Verde movimentaram mais de 20.200 passageiros em Agosto, um aumento para o dobro face a Julho, mas desde o início do ano já perderam mais de um milhão de passageiros, segundo dados oficiais. De acordo com um boletim de tráfego da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), os aeroportos de Cabo Verde receberam em Julho 470 aeronaves (-84,7% face a 2019) e 10.173 passageiros em embarques, desembarques e trânsito (-95,9% face a 2019).

Governo vai criar linhas de crédito para pequenos produtores agropecuários
O Governo pretende usar saldos de projectos financiados internacionalmente para criar linhas de crédito para o sector agropecuário, a gerir por instituições de microfinanças, para “garantir a sobrevivência” de pequenos produtores afectados pela pandemia de covid-19.

COVID-19: Cabo Verde já pagou 320 mil contos em apoios de emergência às famílias
Cabo Verde pagou desde Abril cerca de 320 milhões de escudos em apoios sociais de emergência a milhares de famílias afectadas pela pandemia de covid-19, segundo dados do Governo cabo-verdiano compilados hoje pela Lusa.

Construção civil com quebra acentuada de produção no segundo trimestre
O sector da construção civil teve uma quebra de 36,5% durante o segundo trimestre deste ano, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Agência do Banco Mundial empresta quase 22 ME a Cabo Verde
O Banco Mundial vai financiar Cabo Verde, através da Associação Internacional de Desenvolvimento, com quase 22 milhões de euros, a aplicar na sustentabilidade e qualidade das ligações marítimas interilhas, no sector energético e no reforço da transparência.

Empresas de alimentação e petróleo à espera do regresso da confiança no mercado cabo-verdiano
Não há volta a dar, a crise do novo coronavírus deixou de joelhos sectores importantes da economia nacional. É uma crise que tem uma característica diferente das anteriores, todos estão a apanhar por tabela. João Santos, empresário e administrador da Sociave, e Abílio Madalena, director-geral da ENACOL, contam ao Expresso das Ilhas como é que a pandemia afectou os sectores alimentar e petrolífero.

Investimento estrangeiro em Cabo Verde com quebra superior a 40% até Junho
O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Cabo Verde caiu 42% no primeiro semestre de 2020, face ao ano anterior, para 2.926 milhões de escudos, afectando sobretudo o turismo, segundo dados do banco central.

Agências de viagens defendem “reabertura imediata” de fronteiras
As agências de viagens e turismo de Cabo Verde defendem a “reabertura imediata” das fronteiras para ultrapassar os momentos difíceis das empresas por falta de voos comerciais internacionais, disse hoje à agência Lusa um membro da associação.

IFH pede moratória a empréstimo de 850 mil contos
A imobiliária estatal IFH alegou dificuldades financeiras e problemas de tesouraria devido à pandemia de covid-19 para pedir uma moratória de seis meses ao pagamento do empréstimo de 850 milhões de escudos contraído em 2015.

Electra com aval do Estado para emissão obrigacionista de 600 mil contos
O Governo aprovou um aval do Estado a uma nova emissão obrigacionista a lançar pela Electra, empresa pública de produção e distribuição de Electricidade, de 601.180.000 escudos , conforme resolução que entrou hoje em vigor.

Donativos a Cabo Verde sobem 13% no primeiro semestre para mais de 25 M€
Os donativos a Cabo Verde aumentaram 13% no primeiro semestre de 2020, para mais de 2.808 milhões de escudos (25,5 milhões de euros), essencialmente feitos em divisas, segundo um relatório do banco central.

Electra e CVTelecom com perdas de centenas de milhares de contos : Os danos colaterais do desaparecimento do turismo
Com a pausa das viagens internacionais e da vinda de turistas, desde Março deste ano, acumulam-se os prejuízos na maior empresa de telecomunicações e na maior produtora e distribuidora de energia e água em Cabo Verde. Nestes últimos seis meses, 90% das perdas da CVTelecom têm origem no fecho dos hotéis e a Electra viu cair as suas receitas em mais de um milhão de contos. A retoma é esperada, mas ainda com muitas incertezas, por parte de ambos os conselhos de administração.

Petrolíferas nacionais com quebras acentuadas nas vendas
Empresas de combustíveis presentes no mercado nacional tiveram quebras de 35% nas vendas no primeiro semestre deste ano. A informação foi avançada hoje pela ARME no relatório sobre o sector dos combustíveis.

Pandemia 'afunda' restaurantes da capital
Sem turistas, sem emigrantes e com horários de funcionamento reduzidos, empresários do sector da restauração registam quebras de facturação entre os 30 e os 70%.

Poupanças dos cabo-verdianos nos bancos aumentam com a pandemia
As poupanças dos cabo-verdianos nos bancos aumentaram 14,5% até Julho, equivalente a 928 milhões de escudos (8,5 milhões de euros) no espaço de um ano, aumento mais acentuado desde o início da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais.

Emigrantes aumentaram em 13,5% remessas enviadas até Junho
As remessas enviadas pelos emigrantes cabo-verdianos para o arquipélago aumentaram 13,5% no primeiro semestre do ano, face a 2019, para o equivalente a 480 mil euros por dia, segundo cálculos com base num relatório do banco central.

Exportações em máximo do ano em Julho após quebras em Abril e Maio
As exportações cabo-verdianas atingiram em Julho o valor mensal mais alto do ano, superior a 504,5 milhões de escudos, depois de quebras em Abril e Maio, os meses mais afectados pela pandemia de covid-19, segundo dados estatísticos oficiais.

TICV quer aumentar número de passageiros até Dezembro
O director-geral da companhia aérea TICV (ex-Binter-CV), Luís Quinta acredita que para Dezembro o número de passageiros irá aumentar. Nesse sentido, a companhia está a reforçar a equipa de voo para que ter, nessa altura, condições de oferecer uma programação ao nível de finais de 2019. Entretanto, já foi reforçada a oferta em 17% desde a retoma dos voos inte-ilhas em Julho.

Negociação para intervenção na Cabo Verde Airlines "é complexa" - PM
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que a negociação para o apoio público à Cabo Verde Airlines (CVA) “é complexa”, mas garante que a companhia, parada há seis meses, “continuará a existir”.

Alector Ribeiro, especialista em turismo : “O mais importante é a segurança sanitária”
Manuel Alector Ribeiro é natural da ilha do Fogo. Doutorado em Turismo, é actualmente professor na Universidade de Surrey, no Reino Unido, e investigador na Universidade de Joanesburgo, África do Sul.

Estado de Calamidade mantém-se em Santiago e Sal e é alargado ao Fogo
A Situação de Calamidade vai ser prorrogada em Santiago e Sal, sendo que agora também vai ser decretada para a ilha do Fogo. Medidas restritivas mantém-se, mas de forma menos intensa, de acordo com o Ministro da Administração Interna.

TICV transportou mais de 8 mil passageiros após a retoma das ligações
A companhia aérea Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) informa que após a retoma das ligações regulares entre as ilhas, já transportou mais de 8.500 passageiros.

Cabo Verde estende moratória aos créditos até 31 de Dezembro
O Governo prorrogou por mais três meses, até 31 de Dezembro, o regime de moratórias ao crédito das famílias e empresas, iniciado em Abril devido aos efeitos económicos da pandemia de covid-19.

Altice encerra operações do portal Sapo fora de Portugal
A Altice vai encerrar até ao final de Setembro os portais internacionais do Sapo, designadamente em Cabo Verde, e também Angola, Moçambique e Timor-Leste, passando a operar apenas a partir de Portugal, disse à Lusa fonte oficial da empresa.

Mais de 800 empresas com 16.000 trabalhadores em ‘lay-off’
Mais de 800 empresas colocaram quase 16.000 trabalhadores no regime de ‘lay-off’, lançado pelo Governo para mitigar as consequências da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais.

Primeiro-ministro admite prolongamento do estado de calamidade nas ilhas de Santiago e Sal
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, admitiu este fim-de-semana a possibilidade de o Governo prorrogar o estado de calamidade nas ilhas de Santiago e Sal, iniciado a 10 de Agosto e que agora termina após um período de 21 dias, caso houver necessidade para tal.

Grupo Oásis Atlântico reabre Hotel Praiamar
Na próxima terça-feira, dia 1 de Setembro, o hotel, situado em Santiago, volta a funcionar.

Macau Legend anuncia perdas de 62,14 milhões de euros no primeiro semestre
A Macau Legend é uma empresa com investimentos na agricultura, banca, casino e hotelaria, estando atualmente a desenvolver um projeto turístico em Cabo Verde.

S&P piora perspectiva de evolução da economia de Cabo Verde
A agência de notação financeira Standard & Poor's anunciou, esta sexta, que piorou a perspectiva de evolução da economia de Cabo Verde para negativa, mantendo o 'rating' do país em B ('lixo'), abaixo do nível de recomendação de investimento.

Viagens de barco interilhas até três horas e meia podem ter 100% de ocupação
As viagens interilhas, de barco, com duração inferior a 3 horas e meia já podem ter 100% de ocupação, enquanto para aquelas com duração superior a 4 horas, a ocupação será de 75%, conforme revelou hoje o porta-voz da reunião ministerial, Fernando Elísio Freire.

COVID-19 obriga as famílias a mudarem planos de férias
Normalmente o Verão é sinónimo de festas, festivais, praia e viagens. Entretanto, devido às mudanças provocadas pela COVID-19, por cá, este ano as férias de Verão estão um pouco diferentes, sobretudo para aqueles que todos os anos vão para a Europa e para aqueles que planearam a viagem para Agosto deste ano.

Reino Unido exige quarentena no regresso de Cabo Verde
Cidadãos residentes no Reino Unido que viagem para Cabo Verde através do corredor aéreo para voos essenciais, que se realizam a partir de Lisboa, estão obrigados a uma quarenta quando regressarem ao país.

Espaços de atendimento público deverão laborar mediante apresentação de declaração de conformidade sanitária
As medidas que determinam que os espaços de atendimento público deverão laborar mediante apresentação de declaração de conformidade sanitária, a ser atribuída após a fiscalização das condições dos espaços, pelas autoridades, foram publicadas no Boletim Oficial.

Moratória de credores faz Cabo Verde poupar até 8ME em 2020 – Governo
As moratórias ao serviço da dívida de Cabo Verde aprovadas por parceiros bilaterais vão permitir uma poupança orçamental de até oito milhões de euros em 2020, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

Moratórias a créditos ascendem a quase 680 mil contos
Os bancos cabo-verdianos concederam, em três meses, moratórias a créditos de empresas e particulares de quase 680 milhões de escudos, devido à pandemia de covid-19, segundo dados do Banco de Cabo Verde (BCV).

Suspensão do serviço da dívida é "boa medida" mas Cabo Verde quer mais - Governo
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, afirmou este domingo que a suspensão do serviço da dívida do país, aprovada após o apoio do G20, é “uma boa medida” no imediato, mas pediu a sua conversão em investimentos.

Países africanos precisam de “esforço massivo” para recuperar dos efeitos da pandemia – BAD
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disse hoje que os países africanos vão precisar de um “esforço massivo” para recuperar dos efeitos da pandemia da covid-19, que anulou décadas de desenvolvimento económico.

G20 isenta Cabo Verde de pagamento da dívida até final do ano
O grupo de países credores responsável pela organização da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) anunciou que Cabo Verde vai beneficiar da isenção de pagamentos de dívida até 31 de Dezembro deste ano.

Mais de 2.100 empréstimos abrangidos por moratória
Mais de 2.100 empresas, particulares e câmaras municipais foram abrangidas pela moratória ao pagamento de crédito aos bancos, uma das medidas adoptadas para mitigar as consequências da crise económica provocada no arquipélago pela pandemia de covid-19.

Governo esclarece que lei do lay-off abrange todos os sectores
O Ministério da Justiça e do Trabalho esclareceu hoje que a lei nº 97/IX/2020, de 23 de Julho de 2020, se aplica a todas as empresas de actividades de natureza privada e não apenas ao sector do turismo.

Empresas já receberam mais de 2.500.000 contos de empréstimos à tesouraria - Governo
As empresas cabo-verdianas já receberam mais de 300 empréstimos com aval estatal, somando mais de 2 milhões e 500 mil contos de créditos, no âmbito das medidas para apoiar a tesouraria dos negócios afetados pela covid-19, anunciou o vice-primeiro-ministro.

Mais de 700 contribuintes querem pagar impostos em prestações
Mais de 700 contribuintes cabo-verdianos deram entrada com pedidos para negociar o pagamento faseado de 920 milhões de escudos de impostos, alegando o impacto da covid-19, segundo dados oficiais divulgados hoje.

Presidente do INPS garante que pandemia “não compromete” Sistema de Segurança Social
A presidente da comissão executiva do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) garantiu hoje que a pandemia da covid-19 “não irá comprometer” o Sistema de Segurança Social, mas sublinhou que poderá ter “um impacto de imediato”.

Operações na rede interbancária voltaram a crescer em Junho
As operações na rede interbancária voltaram a crescer pelo segundo mês consecutivo em Junho, para mais de 7.033 milhões de escudos, após quebras históricas em Abril devido ao confinamento provocado pela covid-19, segundo dados do banco central.

‘Lay-off’: DGT alerta empresas para a necessidade de indicar o dispositivo legal de proibição de actividade
A Direcção-geral do Trabalho (DGT) alerta as empresas impedidas de exercer as suas actividades para necessidade de indicação do dispositivo legal de proibição de actividades e comunicação de adesão ao regime de suspensão de contrato de trabalho (‘Lay-off’).

CV Interilhas, com perdas de 500 mil contos, repensa renovação da frota
A administração da CV Interilhas, concessionária das ligações marítimas de passageiros e carga em Cabo Verde, assumiu hoje a renovação da frota como prioritária, mas admite que devido à crise gerada pela covid-19 será “repensada”.

Dívida pública sobe para 131,3% do PIB
A pandemia de COVID-19 teve impacto no PIB, provocando a descida do mesmo, e consequentemente o aument da dívida pública. Esta cifrou-se, no 1º trimestre de 2020 em 243.918 milhões de escudos, que representa 131,3% do PIB do ano.

Preços aumentam em Julho de 2020
No mês de Julho de 2020, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação mensal de 0,4%, valor superior em 0,4 p.p. em relação à do mês anterior.

290 empresas já pediram para aderir à segunda fase do regime ‘lay-off’
Um total de 290 empresas cabo-verdianas já pediu adesão à segunda fase do regime simplificado de suspensão de contrato de trabalho (‘lay-off’) envolvendo 6.914 trabalhadores, provenientes na sua maioria das ilhas do Sal e da Boa Vista.

Investimento Directo Estrangeiro caiu quase para metade no primeiro trimestre do ano
O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Cabo Verde caiu para mínimos de 14,5 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período de 2019, influenciado por novo recuo nos investimentos portugueses.

Governo admite que há “posições divergentes” no processo negocial com a CV Airlines
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, admitiu hoje que há “posições divergentes” no processo negocial entre o Governo e a CV Airlines sobre o financiamento futuro e liquidação de dívidas passadas.

Ainda “não há acordo” entre os principais accionistas da CV Airlines - CEO
O CEO da CV Airlines, Erlendur Svavarsson, em carta dirigida aos trabalhadores, reconhece que, apesar de “numerosas conversações e boas intenções”, ainda “não há acordo” entre os principais accionistas sobre o financiamento futuro e liquidação de dívidas passadas.

Boa Vista: PR diz que ilha tem de criar condições para retoma dos fluxos turísticos
O Presidente da República (PR) considerou este sábado que Boa Vista tem de estar preparada e criar as condições para a retoma dos fluxos turísticos que são fundamentais para o país e para a ilha.

Que futuro para o turismo e que espaço para o turismo interno?
Foi esta pergunta que lançámos, em jeito de repto, a dois professores universitários cabo-verdianos, radicados no Brasil. O Expresso das Ilhas continua à procura de respostas sobre o futuro de um sector vital para a nossa economia.

Portugal concede moratória a Cabo Verde sobre empréstimos directos
O Governo português concedeu uma moratória sobre os empréstimos directos concedidos a Cabo Verde e a São Tomé e Príncipe, informou esta quarta-feira um comunicado conjunto dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças.

Seis centenas de profissionais formados para o ‘novo’ turismo
Cabo Verde vai formar 600 profissionais nas ilhas de Santiago e Sal com competências para a nova normalidade no sector do turismo, esperando melhorias nos serviços prestados no acolhimento e atendimento dos visitantes, informou hoje o Governo.

Estado da Nação: "Sem o accionista Estado a CVA desaparece" - Olavo Correia
Ministro das Finanças assumiu esta tarde, na Assembleia Nacional, que a companhia de aviação não consegue sobreviver sem o accionista Estado.

Estado da Nação - Economia : A olhar para o abismo
Esta sexta-feira, o estado da nação sobe ao Parlamento e a economia será parte importante do debate. De que economia se vai falar? Não se sabe, uma vez que a Covid-19, transversal a qualquer área, alterou todos os cenários e o certo passou a incerto. E há outra questão a precisar de resposta: que nação, depois deste estado de pandemia?

Quebra acentuada nas importações e exportações de Cabo Verde
Relatório do INE mostra impacto da paralisação causada pela pandemia de COVID-19. Exportações caíram 45% e as importações 25%. Reexportações tiveram quebra mais acentuada, caindo 61%.

Estado da Nação: PAICV e UCID criticam governação do governo e MpD defende que a "COVID-19" comprometeu tudo
Para a Presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, os quatro anos de governação de Ulisses Correia e Silva foram anos de promessas por cumprir. Joana Rosa, líder parlamentar do MpD, por seu lado, lembra os "tempos historicamente difíceis" que o país atravessa enquanto o Presidente da UCID, António Monteiro, aponta que Cabo Verde vive "um momento muito preocupante".

“Vamos continuar a reforçar o investimento na saúde” - Primeiro-ministro
No discurso de abertura do debate do Estado da Nação o Primeiro-ministro anunciou que a grande aposta do governo vai ser no reforço das condições do sector da saúde.

O pior da crise económica e social em Cabo Verde “está para vir” – vice-PM
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, avisou hoje que o pior das consequências económicas e sociais da pandemia de COVID-19 ainda “está para vir”, com a crise a prolongar-se pelo menos até Junho do próximo ano.

Cabo Verde Airlines precisa nova injecção financeira para ter liquidez - administração
A Cabo Verde Airlines (CVA) esclareceu hoje que a recente aprovação de uma garantia estatal de 12 milhões de dólares foi uma “formalidade” de um empréstimo anterior e que a companhia necessita nova injecção financeira para “melhorar a liquidez”.

Turismo: Recuperação só em 2023, diz ministro
O ministro do Turismo cabo-verdiano alertou que o setor turístico, que representa 25% do Produto Interno Bruto, só retomará em 2023 os níveis anteriores à pandemia de COVID-19, cenário que o Governo vê “com preocupação”.

Orçamento Rectificativo: Cabo Verde aumenta em 60% emissão de Títulos do Tesouro em 2020
A dívida a emitir internamente por Cabo Verde, em Títulos do Tesouro, vai aumentar 60% este ano, tendo em conta as necessidades do Orçamento do Estado Rectificativo, devido à pandemia de COVID-19, indicam documentos governamentais.

COVID-19: Trabalhadores cabo-verdianos em 'lay-off' vão custar 620 mil contos aos cofres do Estado
O Governo cabo-verdiano prevê pagar este ano mais de 620 mil contos na comparticipação de salários dos trabalhadores em regime de ‘lay-off’, devido à crise económica provocada pela pandemia de COVID-19.

UE apoia Cabo Verde com mais 12.25 milhões de euros para retoma económica
A União Europeia (UE) vai apoiar Cabo Verde com 12.25 milhões de euros para medidas emergenciais nacionais e preparação da retoma económica, anunciou hoje o governo.

Orçamento Rectificativo e Estatuto Especial da Praia em discussão na Assembleia
Os dois diplomas vão ser discutidos na sessão parlamentar desta semana. Orçamento vai entrar na Agenda com carácter de urgência a pedido do governo.

Mais de uma dezena de estabelecimentos encerrados por incumprimento das condições gerais de segurança sanitária
Durante este fim-de-semana foram encerrados mais de 10 estabelecimentos devido ao incumprimento das condições gerais de segurança sanitária, segundo o ministro da Administração Interna.

Baixar IVA no turismo para 10% custa aos cofres de Cabo Verde 379 milhões de escudos
O Governo vai reduzir para 10% a taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) nas empresas do sector do turismo, representando uma quebra de receita fiscal, este ano, de 379 milhões de escudos [quase 3,5 milhões de euros].

"Cabo Verde vai ter de mobilizar recursos para fazer o relançamento do financiamento necessário para o desenvolvimento"- PM
O Primeiro-ministro disse hoje que o país vai ter que que conseguir mobilizar recursos para financiar custos excessivos provocados pela pandemia, para poder fazer o relançamento do financiamento necessário para o desenvolvimento.

Credores externos aceitam moratória a 36% da dívida cabo-verdiana em 2020
O Estado cabo-verdiano vai gastar 4.394 milhões de escudos [40 milhões de euros] com o serviço da dívida externa em 2020, um corte de 36,1% face à previsão inicial, que resulta de moratórias concedidas pelos credores, segundo o Governo.

Algumas companhias aéreas africanas não vão sobreviver à pandemia - UA
A comissária das Infra-estruturas da União Africana disse esta quinta-feira que há companhias aéreas no continente que não vão sobreviver à COVID-19, adiantando que a pandemia travou o projecto de mercado único de transporte aéreo em África.

CEDEAO solicita reabertura dos aeroportos e portos aos Estados membros
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)solicitou aos Estados membros a reabertura das fronteiras entre os seus países na primeira quinzena de Julho.

Cabo Verde perde 536 mil turistas e recua a níveis de 2009 - Governo
A procura turística em Cabo Verde deverá recuar este ano a níveis de 2009, devido à pandemia de COVID-19, com a perda de 536 mil turistas face à previsão inicial do Governo.

Cabo Verde perde 20 mil empregos e taxa de desemprego dispara para os 20% - Previsão
A crise económica provocada pela pandemia de COVID-19 deverá levar à perda de 19.800 empregos em Cabo Verde este ano, com a taxa de desemprego a disparar para perto de 20%, prevê o Governo.

Valor das operações no multibanco caiu 26% em Maio
A rede interbancária cabo-verdiana registou operações de 6.163 milhões de escudos em Maio, uma quebra de 26% face ao mesmo mês de 2019 devido à pandemia de COVID-19, segundo um relatório do banco central.

Orçamento rectificativo: Não vai haver isenção de IVA na água e luz
Anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, Olavo Correia, durante a apresentação do Orçamento Rectificativo à comunicação social.

TICV considera que adiamento na retoma dos voos inter-ilhas vai trazer constrangimentos para companhia
O administrador da Transportes Inter-ilhas de Cabo Verde (TICV), Luís Quinta, considera que o adiamento na retoma dos voos inter-ilhas para 15 de Julho, anunciado hoje pelo Governo, vai trazer constrangimentos para a companhia.

Cabo Verde aumentou em 3,5% dívida colocada em leilões durante a pandemia
O Estado aumentou em quase 3,5% a dívida pública colocada com a emissão títulos do Tesouro no mercado nacional desde o início da pandemia de COVID-19, captando em três meses 3.100 milhões de escudos .

Retoma das ligações aéreas domésticas adiada para 15 de Julho
A retoma das ligações aéreas domésticas foi adiada para o dia 15 de Julho. Do mesmo modo, a retoma das ligações marítimas a partir de ou para as ilhas do Santiago e do Sal também foram adiadas para esse dia.

Reabertura do turismo: o grande ponto de interrogação
Mais de três meses depois do fecho do país por causa da pandemia da Covid-19 ainda são muitas as incertezas. A TUI já pôs Cabo Verde na lista dos voos que pretende retomar do aeroporto de Birmingham, na Inglaterra, num total de 22 destinos, mas não anunciou nenhuma data.

Como será a cultura depois da pandemia
Apesar de o Governo ter anunciado uma data para a abertura dos eventos culturais, ainda há algumas interrogações. Não se sabe como é que o mercado vai reagir e se as pessoas vão voltar a reunir nos eventos culturais.

Orçamento Rectificativo ronda os 75 milhões de contos
O Orçamento Rectificativo (OR) vai rondar os 75 milhões de contos, mais dois milhões de contos do que orçamento que foi aprovado para 2020, conforme avançou hoje o Vice-Primeiro-ministro e ministro das Finanças.

Novo regime de ‘lay-off’ simplificado em Cabo Verde proíbe despedimentos
As empresas cabo-verdianas que pretendam aceder ao segundo período de ‘lay-off’ simplificado, até final de Setembro, vão ficar proibidas de fazer despedimentos, anunciou hoje a ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis.

Orçamento rectificativo não vai reduzir despesas sociais
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva afirmou hoje que o Orçamento Rectificativo (OR) não vai aumentar impostos, cortar salários e rendimentos e que não vai reduzir investimentos e despesas do estado social.

Jonuel Gonçalves: “Nos países que ficarem para trás, o tsunami económico é quase inevitável”
Para o economista e professor universitário Jonuel Gonçalves, a primeira conclusão a tirar é a total despreparação do planeta para catástrofes deste género. Por outro lado, o especialista em relações internacionais, realça o uso político que foi feito da pandemia, entre grandes potências, que a transformaram num factor geopolítico.

PAICV diz que País está “mergulhado numa profunda crise” e MpD chama atenção a risco da “critica fácil sem alternativas”
O PAICV disse hoje que o País está “mergulhado numa profunda crise” que exige uma nova abordagem, novas atitudes e novos entendimentos entre as forças políticas e, se calhar, novas alianças com a sociedade, estribadas num diálogo aberto e profundo. Por seu lado MpD chamou atenção para o risco da “critica fácil sem alternativas” e da “manipulação de informações” para, em nome da crise, encontrar saída para tudo partidarizar.

Governo anuncia redução do IVA para 10% no sector turismo
O Primeiro-Ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje a redução do IVA para 10% no sector turismo e um Programa de Apoio e Promoção Turismo Interno para incentivar a realização do turismo entre as ilhas do arquipélago.

João Estêvão: “O conhecimento da história económica faz-me duvidar de um crescimento mais ético e inclusivo nos tempos mais próximos”
João Estêvão, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, sublinha que esta é uma crise que gera, imediatamente, consequências económicas profundas. Como explica o especialista em economia e política do desenvolvimento, a pandemia coloca, de imediato, a necessidade de acções rápidas para reduzir a propagação do vírus e manter as pessoas tão saudáveis e seguras quanto possível.

Défice das contas públicas dispara para 11,4% em 2020 – Governo
Cabo Verde enfrenta este ano uma recessão de até 8,5%, com o défice a disparar para 11,4% do Produto Interno Bruto (PIB), devido à crise económica provocada pela COVID-19, prevê o Orçamento do Estado Rectificativo.

Retoma de voos internacionais adiada para Agosto
O governo vai prolongar a interdição de voos internacionais de e para Cabo Verde de Julho para, pelo menos, Agosto. Decisão foi tomada devido ao aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus no país e também no resto do mundo.

COVID-19: A crise e sua recuperação em debate no parlamento
Dois maiores partidos com assento parlamentar falaram esta terça-feira sobre a sessão parlamentar que se inicia amanhã. MpD defende que o governo tudo fez para que a crise não se fizesse sentir de forma acentuada no país e o PAICV advoga que medidas devem ser tomadas para evitar a propagação do vírus.

Expresso das Ilhas e Rádio Morabeza recebem apoio de emergência da Google News Initiative
O Expresso das Ilhas e a Rádio Morabeza foram seleccionados pela Google News Initiative para o Fundo Global de Emergência para Jornalismo (Journalism Emergency Relief Fund).

MpD pede sacrifícios e que cabo-verdianos estejam preparados para o futuro
O Movimento para a Democracia (MpD), considerou hoje que o momento actual é “muito difícil” por causa do novo coronavírus, pelo que pediu sacrifícios aos cabo-verdianos, esperando que estejam preparados para o futuro.

PAICV quer dinamização económica e inclusão no Orçamento Rectificativo
Recuperação e dinamização da economia, forte aposta na inserção social e estímulo à inclusão de grupos mais vulneráveis são algumas dos aspectos que o maior partido da oposição cabo-verdiana (PAICV) quer ver no Orçamento Rectificativo para 2020.

Carlos Burgo: “É ilusório esperar que tudo volte a ser como antes”
A propagação da COVID-19 abalou a vida das pessoas a nível mundial e de forma extraordinária, ameaçando a saúde, perturbando a atividade económica e prejudicando o bem-estar e o emprego. Carlos Burgo, economista e antigo governador do Banco de Cabo Verde, disse ao Expresso das Ilhas que foi perturbador ver a devastação que a pandemia provocou nas economias nacionais, nas empresas e nas famílias.

Primeiro-ministro ausculta partidos políticos sobre Orçamento Rectificativo
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai reunir-se esta segunda-feira, 22, com os partidos políticos com assento parlamentar para preparar a elaboração do Orçamento Rectificativo 2020.

Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde : A nossa máxima é não deixar ninguém para trás
As Nações Unidas, a maior organização multilateral mundial, estão presentes em Cabo Verde desde os primórdios da independência e têm trabalhado há mais de 40 anos com os sucessivos governos, sociedade civil, sector privado, ONGs e outros parceiros para um desenvolvimento social e económico sustentável do país. Com a situação de crise provocada pela Covid-19 o plano de trabalho das Nações Unidas para 2020 sofreu profundas alterações. Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, falou com o Expresso das Ilhas sobre a reorientação do plano de trabalho e dos diferentes tipos de apoios para dar respostas imediatas às cinco medidas prioritárias elencadas pelo governo para fazer face à crise económica, sanitária e social provocada pela pandemia da COVID-19 e sobre as necessidades do pós-pandemia.

A resposta à crise e o futuro da economia
Os próximos tempos vão evoluir de acordo com uma simples premissa: com Covid ou sem Covid. A evolução da economia dependerá do ressurgimento, ou não, da pandemia. No relatório mensal de Junho, a OCDE avança dois cenários. Se os contágios regressarem, a economia mundial pode ter uma contração de 7,6%, se as infecções continuarem contidas, a perda será de 6%. Cabo Verde não foge ao panorama global, o PIB, segundo a Fitch, pode ter uma queda de 14% e a dívida pública vai disparar, segundo o ministro das finanças, para os 150%. Para uma análise ao presente e uma, difícil, projecção do futuro, o Expresso das Ilhas falou com os economistas Carlos Burgo, João Estêvão e Jonuel Gonçalves.

Governo inicia consultas sobre Orçamento Rectificativo
O Governo inicia hoje audições com associações empresariais, partidos políticos e organizações da sociedade civil para apresentar a proposta do Orçamento do Estado Rectificativo para 2020, antes de seguir para o parlamento, anunciou o vice-primeiro-ministro.

Acelerar pagamentos de facturas e IVA garantiram mais de três milhões de contos às empresas
O Governo injectou mais de 3.500 milhões de escudos na economia durante o período de estado de emergência, através de liquidação de milhares de facturas pendentes e com a aceleração do reembolso de IVA, indicam dados oficias.

“Não vamos ter aumento de impostos. Isso seria agravar ainda mais a situação económica” – Ulisses Correia e Silva
O Governo descarta a possibilidade de aumento de impostos para fazer face à quebra de receitas e aumento de despesas devido à COVID-19. Garantia dada pelo Primeiro-ministro, em entrevista à Rádio Morabeza.

Instituto Nacional de Previdência Social com ‘buraco’ de 4 milhões de contos
O Governo estima que a crise económica provocada pela pandemia de COVID-19 provoque um ‘buraco’ de 4 mil milhões de escudos no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), responsável pelo pagamento de prestações sociais.

Testes e quarentena excluídos do protocolo para retoma das ligações aéreas
Não serão exigidos testes de despiste de COVID-19 nas ligações aéreas. O governo justifica a decisão com a complexidade de um sistema de testagem obrigatória antes das viagens e sustenta a opção nas recomendações das autoridades internacionais de aviação civil.

Primeiro voo da Cabo Verde Airlines em 100 dias será para Paris em 01 de Julho
A Cabo Verde Airlines (CVA) prevê retomar as ligações aéreas em 01 de Julho, com um voo para Paris, após mais de 100 dias de paralisação total devido à pandemia de COVID-19, disse à Lusa o director da companhia.

Governo prevê congelamento de carreiras e cortes nas viagens para reduzir despesas
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, prevê congelamento de carreiras e cortes nas viagens para fazer face ao aumento das despesas decorrentes da pandemia da COVID-19 que afecta Cabo Verde e o mundo.

Nações Unidas transferem mais de 10 milhões de escudos para Cabo Verde
As Nações Unidas transferiram mais de 10 milhões de escudos para Cabo Verde. O valor foi doado no quadro da cooperação da ONU com o país, para apoiar as autoridades nacionais nas respostas à pandemia da COVID-19, anunciou hoje a organização.

ONU prevê que investimento estrangeiro caia 40% em 2020
O investimento directo estrangeiro deverá diminuir 40% em 2020, devido à crise resultante da pandemia, e só deverá aumentar em 2022, prevê um relatório hoje publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Programas dos governos africanos tiveram um impacto negativo na media
Uma pesquisa realizada entre os membros da Federação Africana de Jornalistas (FAJ) mostra que os programas dos governos africanos para responder ao impacto económico da pandemia tiveram um impacto "negativo" no sector dos media e careceram de apoio adequado aos jornalistas.

TICV retoma voos interilhas no final do mês
Transportes Interilhas de Cabo Verde, nova designação para a Binter Cabo Verde, informou hoje que vai retomar as ligações aéreas interilhas no final do mês de Junho.

Número de hóspedes diminuiu 26,9% no primeiro trimestre 2020
O número de hóspedes em Cabo Verde diminuiu 26,9% no primeiro trimestre de 2020 face ao período homólogo de 2019, conforme revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Governo garante que nacionalização da Cabo Verde Airlines está “fora dos planos”
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, afirmou este domingo que uma nacionalização da Cabo Verde Airlines (CVA) “está fora dos planos” do Governo, apesar de “todo o interesse em manter” a companhia aérea, paralisada desde março, devido à pandemia de COVID-19.

Covid-19: Cabo Verde com dívida pública nos 157% este ano - Fitch
A agência de notação financeira Fitch Ratings disse hoje que a economia de Cabo Verde deverá recuar 14%, a dívida pública subirá para 157,1%, e o turismo só em 2021 vai recuperar ligeiramente e prevê que o país cresça 8,5% para o ano.

Entre o vírus e a sobrevivência : Famílias passam dificuldades durante o confinamento
Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentado em Abril, concluiu que em 2019, 183 milhões de pessoas foram classificadas como estando sob stress entre a fome aguda e o risco de cair numa situação de crise ou pior, em caso de choques ou stress, como a pandemia da COVID-19. Por cá, em Cabo Verde, o confinamento para conter o novo coronavírus causou dificuldades às famílias mais vulneráveis, conforme relatam ao Expresso das Ilhas pessoas que viram de perto a fome durante esse período. Muitos tiveram de diminuir a quantidade de comida diária para não passar longos períodos de estômago vazio por não poderem trabalhar. E há sempre consequências psicológicas.

Conselho de Ministros aprova empréstimo de 30 milhões de euros junto do BAD
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o acordo de empréstimo de 30 milhões de euros celebrado pelo Governo com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no quadro do programa de resposta à crise da COVID-19.

PAICV solicita o governo relatório de execução das medidas de emergência
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) solicitou hoje ao governo a apresentação de um relatório de execução das medidas de excepção para a devida acareação parlamentar. O governo refutou, afirmando que vai fazê-lo de uma forma tranquila com as informações que as legislações impõem e não impõem.

Governo admite recessão de 8% em 2020 devido à pandemia
O vice-primeiro-ministro e ministro das finanças, Olavo Correia, admitiu esta quarta-feira uma recessão económica em Cabo Verde de 8% este ano, devido à crise económica provocada pela pandemia de COVID-19.

Máscaras e medo no regresso de Sucupira
Muitas máscaras, pouco distanciamento, desconfiança, medo e negócio ainda fraco no regresso do Sucupira, maior mercado a céu aberto de Cabo Verde, na Praia, após mais de dois meses fechado por causa da pandemia do novo coronavírus.

UCID denuncia alegado “negócio” da Emprofac com venda das máscaras
A UCID acusa a Emprofac de interferir nas competências da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) na venda de máscaras de protecção contra a covid-19. Em causa, aquilo que o partido entende ser a pretensão da empresa pública de distribuição de medicamentos de assumir o "monopólio" de venda das máscaras no país.

Governo vai investir cerca de 100 milhões de escudos na formação do sector informal
O governo vai investir cerca de 100 milhões de escudos cabo-verdianos na formação do sector informal, para a capacitação e melhoria da competitividade, conforme avançou esta segunda-feira o Secretário de Estado das Finanças, Gilberto de Barros.

BVC transacciona 7,2 milhões de contos em títulos de tesouro de Janeiro a Maio de 2020
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) transaccionou de Janeiro a Maio mais de 7,2 milhões de contos em títulos de tesouro ou títulos da dívida pública em sete operações, em que a procura excedeu a oferta.

Sector da construção “é essencial para garantir alguma retoma económica”
Presidente da Associação Cabo-verdiana de Empresas de Construção (ACEC), Paulo Figueiredo, aborda nesta entrevista ao Expresso das Ilhas a situação do sector da construção civil em Cabo Verde no contexto da crise provocada pela COVID-19. Os prejuízos, diz, serão menores que os sofridos pelo Turismo e defende que a construção vai ter um papel importante na redinamização económica de Cabo Verde.

Medidas para retoma dos voos nacionais e internacionais anunciadas na próxima semana
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, assegurou hoje que na próxima semana vão anunciar as medidas adicionais que o Governo está a regulamentar neste momento para a retoma dos voos interilhas e internacionais.

African Culture Fund lança fundo de solidariedade para artistas em África
A African Culture Fund (Fundo Africano de Cultura) lançou um fundo de solidariedade destinado aos artistas africanos afectados pela pandemia da COVID-19.

MOAVE recebe compensação para evitar subida do preço da farinha
Decisão foi publicada ontem no Boletim Oficial. Resolução do governo pretende evitar escalada de preços de produtos alimentares de primeira necessidade e compensar os custos de importação de cereais como o trigo.

Agências de viagens descartam reembolso das passagens
As agências de viagens nacionais não vão fazer o reembolso dos bilhetes de viagem aos passageiros que não conseguiram viajar por causa da COVID-19. Entretanto, irão permitir a reutilização dos bilhetes num período de um ano, conforme explicou ao Expresso das Ilhas o Presidente do Conselho Fiscal das Agências de Viagens e Turismo (AAVT), Edmilson Mendonça.

Ginásios com “futuro incerto” e várias dificuldades para se manter
Os ginásios em São Vicente encontram-se com várias dificuldades em se manter devido à situação de mais de dois meses paralisados. Mesmo com uma data já marcada para a reabertura, 15 de Junho, ainda vislumbram um “futuro incerto”.

Teletrabalho não funcionou em pleno em todos os serviços devido às características das empresas – governante
A secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira, admitiu hoje que o regime de teletrabalho não funcionou em pleno em todos os serviços durante o estado de emergência no país devido às características de algumas empresas.

Líderes internacionais em cimeira virtual para discutir pós-pandemia nos países ACP
Chefes de Estado e de Governo de vários países, incluindo do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), e líderes de organizações internacionais reúnem-se esta quarta-feira numa cimeira virtual para debater o futuro pós-COVID-19.

Jardins infantis privados pedem apoio do Governo para fazerem face à crise financeira
Responsáveis de alguns jardins privados da capital solicitaram hoje o apoio do Governo para fazerem face à crise financeira causada pela COVID-19 e evitar assim o encerramento dos jardins devido à falta de recursos.

AVELINO BONIFÁCIO: O turismo vai continuar a ser o motor da economia
No momento em que o país começa a sair do confinamento e em que a economia inicia a retoma, ainda que de forma tímida, é também a altura para reflectir sobre o que se aprendeu com esta crise e que Cabo Verde se quer construir a partir de agora. As lições recebidas e o futuro do arquipélago são os principais temas desta conversa com o economista Avelino Bonifácio.

Reabertura : Que turismo teremos?
Acendem-se as primeiras luzes do regresso do turismo, com a tutela a desenhar um plano para a reabertura do país, através da implementação de um protocolo sanitário. Mas o processo será longo e a retoma demorada. O que deverá mudar? Dois economistas respondem.

Santiago deve apostar num turismo que aproveite as potencialidades da ilha: Herménio Fernandes
A propagação da Covid-19 encontra-se em fase de estagnação na ilha de Santiago, mas a pandemia trouxe mudanças profundas que vão exigir de todos, em particular dos poderes públicos, uma nova atitude e, a partir daí, traçar novas estratégias para garantir a recuperação económica.

Restauração e bares com regras diferenciadas na ilha de Santiago – MAI (CORRIGIDA)
O ministro da Administração Interna informou hoje que, embora o término do estado de emergência em Santiago, os bares e outros estabelecimentos de consumo de bebida da maior ilha do país continuarão a funcionar até as 21 horas, sob o cumprimento de regras específicas. A excepção é feita na restauração, que segue as orientações do resto do país.

Ligações aéreas inter-ilhas serão retomadas a partir do dia 30 de Junho, incluindo Santiago
O primeiro-ministro anunciou hoje as novas regras para os próximos tempos. Entre as medidas está previsto que as ligações aéreas inter- ilhas sejam retomadas a partir do dia 30 de Junho, incluindo em Santiago.

COVID-19: Governo lança programa sanitário para retoma do turismo
Plano tem como objectivo recuperar a confiança dos principais mercados emissores de turistas para Cabo Verde. A pandemia de COVID-19, diz o governo em comunicado, veio demostrar "o quão fundamental é o turismo para a economia do país". Reabertura de Cabo Verde como destino turístico acontece em Julho.

Proposta que altera lei de medidas excepcionais e temporárias aprovada na unanimidade
Os deputados aprovaram esta quinta-feira por unanimidade a proposta de lei que procede alteração a lei nº83/IX/2020, de 4 de Abril, que estabelece medidas excepcionais e temporárias de resposta a situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Banco Africano de Desenvolvimento empresta 30 milhões de euros a Cabo Verde
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje um empréstimo de 30 milhões de euros a Cabo Verde para fortalecer a resposta aos impactos da pandemia da COVID-19, nas áreas da saúde e inclusão social.

TAP retoma voos para Cabo Verde em Julho
Cinco ligações por semana para Sal, Praia e São Vicente estão previstas na retoma dos voos da transportadora aérea portuguesa entre Lisboa e Cabo Verde. Tarifas vão manter-se no mesmo valor de antes, assegura representante da TAP em Cabo Verde.

'Lay-off' impediu mais de 12 mil desempregos - PM
O Primeiro-ministro diz que a implementação do 'lay-off', no âmbito da pandemia da COVID-19, impediu que mais de 12 mil trabalhadores fossem para o desemprego. Dados avançados na tarde desta quarta-feira por Ulisses Correia e Silva, no encerramento do debate parlamentar sobre políticas públicas para o meio rural.

“Não resta outra alternativa senão combater e vencer a pandemia” – PM
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje no parlamento que todos sabem que, em nome da vida e da saúde pública e em defesa do país, é preciso consentir sacrifícios e que não resta outra alternativa senão combater e vencer a pandemia.

PAICV diz que falta de água tem levado “dificuldades extremas” ao campo
O líder parlamentar do PAICV, Rui Semedo, disse hoje em conferência de imprensa que a falta de água tem levado “dificuldades extremas” ao campo e que, por isso, o seu partido vai pedir ao Governo a implementação de “políticas públicas concretas” para o meio rural.

CVInterilhas transportou mais de oito mil passageiros em duas semanas
Duas semanas depois de ter recomeçado as ligações marítimas interilhas, a concessionária revelou os dados relativos ao transporte de cargas, passageiros e viaturas.

Jurista defende que deveria haver “mecanismos de compensação” para os pais que têm de ficar em casa a tomar conta de crianças
A advogada Maria João de Novais defendeu que deveria haver “mecanismos de compensação” para os pais que têm de ficar em casa a tomar conta de crianças devido à suspensão do ano lectivo.

Turismo em Cabo Verde
Cabo Verde apresenta-se como um destino turístico em desenvolvimento, tendo demonstrado nos últimos anos uma acentuada evolução.

Proprietários de táxis da Praia ainda à espera do “tão prometido” apoio do Governo para colmatar com a paragem – representante
O presidente da Associação dos Proprietários de Táxi da Cidade da Praia, João Vaz Antunes, disse hoje que “infelizmente” não tiveram até agora “o tão prometido apoio do Governo para colmatar com a paragem”.

INPS regista 778 pedidos aplicáveis a Suspensão de Contrato de Trabalho
O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) informou este sábado que, até ao momento, registou 778 pedidos aplicáveis a Suspensão de Contrato de Trabalho, tendo sido apurados 12.762 trabalhadores em condição de análise.

Profissionais de saúde com seguro de vida no valor de três mil contos
O governo aprovou esta semana, em Conselho de Ministros, o Projecto de Proposta de Resolução que cria um seguro de vida para os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, em decorrência da COVID-19 e o Projecto de Proposta de Resolução que altera o Programa Fomento ao Micro-Empreendedorismo.

Número de navios nos portos de Cabo Verde caiu para metade em Abril
O movimento de navios nos portos cabo-verdianos caiu para metade em Abril, para 313 escalas, devido às limitações impostas pelo Governo para travar o alastramento da COVID-19, segundo dados da empresa Enapor consultados hoje pela Lusa.

Comerciantes apreensivos com retenção do Praia d´Aguada com mercadorias no Fogo
Os comerciantes da ilha Brava demonstram-se bastante apreensivos com a retenção do navio Praia d´Aguada na ilha do Fogo, que trazia mercadorias para estas duas ilhas, temendo escassez de alguns géneros alimentícios.

Cabo Verde Airlines valia quase 8% do PIB em 2019
As exportações garantidas pela Cabo Verde Airlines cresceram 37% em 2019, levando o negócio da companhia, que está parada desde Março devido à COVID-19, a valer quase 8% do PIB cabo-verdiano.

ICIEG e IGT atentos à situação de não pagamento de empregadas domésticas
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) e a Inspecção Geral do Trabalho (IGT) estão em articulação para fiscalizar o não pagamento dos salários das empregadas domésticas durante o estado de emergência.

Cabo Verde vai obrigar hotéis, restaurantes e aeroportos a certificação
Os hotéis e restaurantes de Cabo Verde vão ter de passar por processos de certificação das normas de prevenção da propagação da COVID-19, para competir pelos turistas que querem viajar “em segurança”, anunciou esta quinta-feira o Governo.

Presidentes das câmaras da Praia e da Ribeira Grande perspectivam “impacto negativo” com prorrogação em Santiago
Os presidentes das câmaras da Praia e da Ribeira Grande (Santiago) perspectivam que a terceira prorrogação do estado de emergência terá “impacto económico negativo”, mas enaltecem a margem de manobras para a retoma da construção civil.

Fundo Descentralização irá contribuir para a redução da pobreza a nível local – Gilson Pina
O director nacional do Planeamento do Ministério das Finanças, Gilson Pina, disse hoje que o Fundo Descentralização (FD), apresentado hoje na cidade da Praia, irá servir para ajudar a dinamizar e a impulsionar aquilo que tem sido feito em matéria de desenvolvimento local.

CCS discorda de mais uma prorrogação do estado de emergência em Santiago
A Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) discorda da mais uma prorrogação do estado de emergência em Santiago, decretada pelo chefe de Estado, por “priorizar unicamente o aspecto sanitário da saúde” e prevê efeitos “extremamente negativos na economia”.

Trabalhadores domésticos não inscritos no INPS passam a ter direito ao Rendimento Solidário
Os trabalhadores domésticos não inscritos no INPS passam, a partir de agora a ter direito ao rendimento solidário. Por sua vez, as entidades empregadoras que não perderam os seus rendimentos e cujos colaboradores domésticos continuam a prestar os seus serviços não podem cancelar os seus rendimentos como o argumento da crise provocada pela COVID-19.

Empregadas domésticas sem contrato vão também receber subsídio
O vice-primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira no parlamento que as empregadas domésticas sem contratos de trabalho vão poder aceder ao Rendimento Solidário, criado para apoiar 30.000 pessoas do sector informal afectadas na sua actividade pela pandemia de COVID-19.

Governo justifica adiantamento à CV Interilhas com pandemia
O vice-primeiro-ministro garantiu esta quarta-feira que a antecipação do pagamento da indemnização compensatória do Estado à CV Interilhas, concessionária dos transportes marítimos, liderada pela portuguesa Transinsular, cumpriu a lei e decorre das consequências da pandemia de COVID-19.

PAICV defende aposta na pequena economia para retoma económica em São Vicente
O PAICV em São Vicente afirma que a retoma económica na ilha deve passar pela aposta na pequena economia. Posição defendida hoje em conferência de Imprensa pelo presidente da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV, Alcides Graça.

Medidas tomadas “não foram” suficiente para Boa Vista e Santiago – PAICV
O líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Rui Semedo, disse hoje no Parlamento que as medidas inicialmente tomadas pelo Governo adiaram um pouco a propagação do vírus em todo o país, mas que “não foram suficientes para impedir que as ilhas da Boa Vista e de Santiago fossem duramente atingidas pela fúria da COVID-19”.

Layoff: SIMETEC denuncia alegado atraso do INPS
O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Turismo e Telecomunicações (SIMETEC) denuncia um alegado atraso do INPS no pagamento dos 35% de salário devidos aos trabalhadores em layoff.

SITTHUR pede explicações ao Governo sobre despedimentos na Cabo Verde Handling
O Sindicato de Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR) pediu hoje explicações ao Governo, no sentido de esclarecer se o Executivo deu aval positivo nos despedimentos dos trabalhadores da Cabo Verde Handling.

Fitch baixa ‘rating’ de Cabo Verde para B- e prevê recessão de 14%
A agência de notação financeira Fitch desceu o 'rating' de Cabo Verde para B-, com Perspectiva de Evolução Estável da economia, prevendo uma recessão de 14% este ano e a subida da dívida pública para 154%.

BCV divulga um conjunto de boas práticas para uma utilização adequada segura dos meios digitais
O Banco de Cabo Verde divulgou hoje, um conjunto de boas práticas que devem ser reforçadas para uma adequada e segura utilização dos meios digitais enquanto instrumentos de pagamento, sobretudo neste momento excepcional que se vive devido à pandemia de COVID-19.

COVID-19: “A reabertura do turismo permitirá salvar postos de trabalho”, diz Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo
A COVID-19 colocou o mundo inteiro em isolamento, com novas pesquisas da Organização Mundial do Turismo a mostrar que a totalidade dos destinos mundiais continuam a ter restrições às viagens, e 72% fecharam completamente as suas fronteiras ao turismo internacional.

União Africana quer suspensão de pagamentos da dívida por dois anos
Presidente em exercício da União Africana, o chefe de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, defende que a suspensão dos pagamentos da dívida não deve vigorar apenas até Dezembro.

José Maria Neves propõe medidas para o pós-pandemia
Entre as dez ideias avançadas pelo antigo Primeiro-Ministro, está a criação de um fundo de recuperação de 210 milhões de euros

Inquérito : Impacto do COVID-19 nas empresas
65% das empresas suspenderam actividades em Março. 6 em cada 10 empresas tiveram que suspender as actividades entre a segunda e a terceira semana de Março, por causa da crise provocada pela COVID-19 e para 62% os trabalhadores vão estar em regime de suspensão total de trabalho. Os dados são de um estudo realizado pela Associação de Mulheres Empresárias de Cabo Verde e parceiros apresentado esta terça-feira, na cidade da Praia.

INPS prevê queda nas receitas na ordem dos 30 a 40% em 2020
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) prevê queda nas receitas na ordem dos 30 a 40% resultado da redução na arrecadação das contribuições previstas para o ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19.

Cerca de 30% dos pagamentos pela suspensão dos contratos pendentes no INPS por “incumprimento das empregadoras”
Cerca de 30% dos pedidos de pagamento pela suspensão dos contratos de trabalho (lay-off) encontram-se pendentes no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) devido ao “incumprimento das entidades empregadoras”.

Transportes marítimos retomados com máscaras obrigatórias e menos lotação
O governo anunciou hoje um conjunto de medidas de protecção sanitária para o reinício do transporte marítimo de passageiros, na segunda-feira, entre as ilhas que já saíram do estado de emergência. Entre as medidas está a obrigatoriedade do plano de controlo sanitário em todos os navios e portos, controlo da lotação e permanência de passageiros nas gares marítimas, além da utilização obrigatória de máscara pelos passageiros e tripulantes. Nos portos, existirá um espaço de isolamento para eventuais casos suspeitos de COVID-19.

Governo e banca acordam “Linhas de Crédito COVID – 19”
Protocolo foi estabelecido entre o Ministério das Finanças e os sete bancos comerciais que operam no mercado nacional. Linhas de crédito vão ter três milhões e trezentos mil contos.

PM anuncia regresso das ligações marítimas
As ligações marítimas interilhas vão ser retomadas nas ilhas que até agora não estão afectadas pela pandemia de COVID-19. Medida entra em vigor na próxima segunda-feira. Decisão sobre transportes aéreos internacionais remetida para mais tarde.

INPS não está a pagar o rendimento solidário às Empregadas Domésticas - UNTC-CS
A UNTC-CS acusa o INPS de não pagar o rendimento solidário às empregadas domésticas e denuncia a alegada ilegalidade do recurso ao layoff por parte da Agência de Aviação Civil. Os dois temas foram abordados esta manhã, em conferência de imprensa, por Joaquina Almeida, secretária-geral da central sindical.

Trabalhadores domésticos denunciam despedimentos e não pagamento de salários durante o estado de emergência
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Comércio, Domésticos e Serviços (SNTDS) denuncia despedimentos e não pagamento dos salários das empregadas domésticas durante o estado de emergência.

UNECA quer agrupar dívida africana para negociar com credores
A directora-geral da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defende o agrupamento da dívida dos países africanos através da criação de um veículo financeiro garantido por uma instituição financeira ou banco de desenvolvimento.

Trabalhos de mitigação do mau ano agrícola são retomados na ilha do Maio
A Câmara Municipal do Maio retoma, esta semana, os trabalhos de mitigação do mau ano agrícola, iniciados em Janeiro e interrompidos devido ao Estado de contingência, seguido de Estado de emergência, por causa da COVID-19.

Impacto económico da pandemia em África será ameaça maior que o vírus - Chatham House
O director do Programa Africano da Chatham House considera que o impacto económico da pandemia de COVID-19 em África será uma ameaça maior do que a doença, lembrando que no continente ‘quem não trabalha não come’.

COVID-19 : Três choques: saúde, economia e dívida
Economista cabo-verdiano no BAD refere importância da diversificação económica e refere-se a África como “a grande incógnita”.

Governo autoriza pagamento antecipado de indemnização compensatória à CV Interilhas
O Governo autorizou o adiantamento da indemnização compensatória à concessionária CV Inter-Ilhas, SA, no montante de 100 milhões de escudos, correspondentes ao primeiro trimestre de 2020.

iFome triplica entrega de refeições em tempos de confinamento
Fundada em 2017, a 'iFome' já era uma referência na entrega de refeições ao domicílio, mas com a pandemia do novo coronavírus, em um mês triplicou o serviço e agora enfrenta uma “crise de crescimento”.

Governo suspende privatizações e concessões
Olavo Correia anunciou a decisão de suspender todos os processos de privatização e concessão das empresas detidas pelo Estado. Pandemia de COVID-19 motivou a decisão.

COVID-19: Máscaras e gel desinfectante vão ter lucro limitado
A venda de máscaras ou gel desinfectante em Cabo Verde vai passar a ter uma margem máxima de lucro para evitar especulação de preços, devido à pandemia de COVID-19, conforme prevê a proposta de lei aprovada esta terça-feira.

UNTC-CS está "em contramão com a verdade" - INPS
Os beneficiários do rendimento solidário (RSO) estão inscritos e contribuem para o sistema de previdência social. Garantia deixada pela presidente da comissão executiva do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Orlanda Ferreira, ao falar esta manhã, em conferência de imprensa, na Praia.

Ulisses destaca mobilizações sociais da Diáspora para apoiar os mais vulneráveis nas ilhas
O primeiro-ministro, Ulisses Correia, destacou hoje aquilo que chama de “um aspecto muito positivo”, que são as mobilizações de pessoas na diáspora no sentido de enviarem remessas para ajudar os mais necessitados em Cabo Verde, neste período de crise arrastado pela pandemia COVID-19.

UNTC-CS acusa INPS de beneficiar pessoas que não contribuem para o sistema
A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde, Central Sindical (UNTC-CS) acusou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de beneficiar pessoas que não contribuem para o sistema e de fazer “propaganda enganosa” aos trabalhadores cabo-verdianos.

Os impactos "não antecipados e ainda incertos" da COVID-19 na economia nacional
Relatório de Política Monetária do Banco de Cabo Verde faz resumo positivo da economia nacional durante o ano passado. No entanto, em linha com o que têm sido as previsões do governo, traz uma perspectiva negativa para este ano. PIB deverá ter uma retracção de 4%.

Plano fiscal do Governo regista quase 600 mil contos em dívidas negociadas
As medidas fiscais incluídas no Plano Nacional de Contingência anunciada pelo Governo para fazer à pandemia COVID-19 já resultaram, até agora, em quase 600 mil contos em dívidas negociadas. A informação foi hoje avançada pelo ministério das Finanças.

Governo quer incentivar importação e produção de produtos de prevenção à COVID-19
O Governo vai submeter para aprovação da Assembleia Nacional a proposta de lei que concede incentivos na importação e produção de Dispositivos Médicos (DM) e Equipamentos de Protecção Individual (EPI) de prevenção à COVID-19, anunciou esta segunda-feira o Vice Primeiro-ministro e ministro das Finanças.

Governo vai priorizar investimentos públicos que já estavam contratualizados antes da pandemia
O Primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai fazer a reprogramação dos meios no sentido de priorizar os investimentos públicos que já estavam contratualizados antes do país e o mundo serem afectados pela pandemia da COVID-19.

Governo mobiliza mais de 180 mil contos do Fundo Nacional de Emergência
O Governo aprovou a mobilização de 187.890.000 escudos do Fundo Nacional de Emergência (FNE) para financiar o combate à COVID-19 no arquipélago.

MpD assume “com toda naturalidade” o actual contexto da CVA e compromete-se a buscar soluções para apoiar a companhia
O MpD assumiu hoje, “com toda a naturalidade e responsabilidade”, o actual contexto da Cabo Verde Airlines, devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus e comprometeu-se a buscar soluções para apoiar a companhia ultrapassar os constrangimentos.

Mais de 13 mil contratos de trabalho suspensos
A Direcção Geral do Trabalho registou, até 17 de Abril, cerca de 13. 332 pedidos de suspensão do contrato de trabalho, referentes a um total de cerca de 661 empresa. Santiago lidera no número de empresas, mas é no Sal que há mais trabalhadores afectados.

Impacto no emprego e rendimento dos cabo-verdianos em Portugal é enorme - embaixador
O embaixador de Cabo Verde em Portugal considerou hoje que o impacto da COVID-19 na comunidade cabo-verdiana penalizará sobretudo os imigrantes que trabalham nos sectores do turismo, restauração, construção civil, transportes e prestação de serviços em residências.

Governo prevê recessão de 5,5% e quebra de 60% no turismo
A economia cabo-verdiana deverá sofrer uma contracção de 5,5% em 2020, com a procura turística a descer 60%, devido à pandemia de COVID-19, conforme previsão do Governo numa carta enviada ao FMI, solicitando financiamento.

ONU alerta para efeitos da quebra do turismo em Cabo Verde, São Tomé e Timor-Leste
A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) alertou esta sexta-feira para o impacto da quebra do turismo em pequenos Estados insulares em desenvolvimento, como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, devido à pandemia de COVID-19. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em episódios epidémicos anteriores, o tempo médio de recuperação dos destinos turísticos rondou os 19 meses.

Suspensão da Cabo Verde Airlines da BSP pela IATA é “gravíssima” - PAICV
O vice-presidente do PAICV, Nuías Silva apelidou hoje a suspensão da Cabo Verde Airlines (CVA) da BSP (Billing and Settlement Plan), pela IATA (International Air Transport Association) de “gravíssima”, considerando ainda que traz grandes danos ao país.

Governo apresenta COMVIDA e a Plataforma web da Pro Empresa
O Governo de Cabo Verde apresentou, hoje, o aplicativo COMVIDA e a Plataforma web da Pro Empresa, ambos montados para dar respostas aos desafios impostos pela COVID-19.

Perdas na aviação africana podem chegar aos 6 mil milhões de dólares
A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) renovou hoje o seu apelo à adopção de medidas governamentais de auxílio à medida que se aprofundam os impactos da crise da COVID-19 em África. Cabo Verde Airlines está entre as empresas que mais perdas acumulam no actual cenário.

FMI empresta 32 milhões de dólares a Cabo Verde para combater efeitos da COVID-19
Decisão foi anunciada pelo Governo em comunicado enviado à Comunicação Social. Para o ministro das Finanças o valor desembolsado pelo FMI permite "reforçar o investimento no sector da saúde" e tornar "o sector mais resiliente".

Turistas de cruzeiro em Cabo Verde passam de subida de 66% até Março para zero
Cabo Verde recebeu mais de 18.000 turistas de cruzeiro no primeiro trimestre, um crescimento homólogo de quase 66%, mas desde meados de Março que se deixou de permitir a atracagem de navios, para travar a pandemia de COVID-19.

"Tempos difíceis para o transporte aéreo" deixam Cabo Verde Airlines fora da BSP da IATA
Empresa nacional de aviação foi suspensa da Billing and Settlement Plan (BSP). Organismo internacional convidou agentes a suspenderem imediatamente todas as actividades de emissão de bilhetes em nome da companhia aérea.

PAICV pede celeridade na concretização de medidas. Governo diz que tem actuado em várias frentes
O PAICV sugere a criação de um mecanismo de acompanhamento pelo Parlamento da execução das medidas tomadas pelo Governo no âmbito do estado de emergência, decretado a 29 de Março devido à pandemia da COVID-19. Em causa, alegados atrasos na concretização das decisões, nomeadamente do ponto de vista económico.

Cabo Verde quer da CEDEAO um "olhar especial" face aos impactos da COVID-19
Cabo Verde vai pedir à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) um “olhar especial” para o país no que diz respeito aos transportes, equipamentos, material e ajudas relacionados com a COVID-19.

Governo apresenta COMVIDA e a Plataforma web da Pro Empresa
O Governo de Cabo Verde apresentou, hoje, o aplicativo COMVIDA e a Plataforma web da Pro Empresa, ambos montados para dar respostas aos desafios impostos pela COVID-19.

Pandemia custa quase 2% do PIB a Cabo Verde por mês
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, afirmou hoje que a pandemia de COVID-19 está a ter um custo directo económico e financeiro mensal de 30 milhões de euros, equivalente a quase 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Serviço de Pequenas Encomendas na Alfândega da Praia suspenso
A Direcção Nacional de Receitas do Estado suspendeu, temporariamente, o serviço de pequenas encomendas na alfândega da Praia.

Trabalhadores com contrato suspenso começam a receber a partir de 24 de Abril – INPS
Os trabalhadores com contrato de trabalho suspensos, no âmbito das medidas excepcionais de protecção social para fazer face à pandemia da COVID-19, começam a receber a parte dos salários pagos pelo INPS a partir de sexta-feira, 24.

Cabo Verde é dos estados-membros da UA mais impactados pela pandemia – MAA
Cabo Verde apresenta-se diante dos estados-membro da União Africana (UA) como dos países mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, revelou à Inforpress, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

Nações Unidas mobilizam 120 milhões de dólares para ajudar Cabo Verde
A coordenadora residente do sistema Nações Unidas disse hoje que Cabo Verde poderá receber nos próximos meses cerca de 120 milhões de dólares dos parceiros internacionais, para fazer face aos impactos da pandemia da COVID-19.

Preços da oferta turística diminuíram (-3,5%) no primeiro trimestre de 2020
A taxa de variação homóloga registada pelo índice de Preços Turísticos (IPT) foi de -3,5 por cento (%) no primeiro trimestre deste ano, resultado inferior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao valor registado no trimestre anterior, revelou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

MCIC anuncia que medidas de protecção ao sector informal são extensivas à Cultura
As medidas de protecção ao sector informal são extensíveis e aplicáveis à classe artística nacional e aos trabalhadores do sector da cultura, informa o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC).

Primeiro-ministro anuncia levantamento progressivo de restrições pós-Estado de Emergência
No discurso que fez hoje no Parlamento o Primeiro-ministro anunciou que serão levantadas algumas das restrições em vigor com o Estado de Emergência. Voos interilhas e internacionais vão manter-se suspensos num futuro mais próximo.

Apoios à economia : Ajudar as empresas a regressarem ao normal e mais adaptadas ao novo contexto mundial
Mais de 500 empresas já recorreram aos apoios disponibilizados pelo governo para continuarem a funcionar neste período de crise provocada pela Covid-19. Todos estes apoios já somam mais de um milhão de contos, seja através do pedido de crédito, seja de moratórias. Pedro Barros, presidente do conselho de administração da Pró-Empresa, diz ao Expresso das Ilhas que já há também empresas a pensar no pós-crise, a tentarem saber no que deverão investir.

União Europeia apoia Cabo Verde com 5 milhões de euros na luta contra a COVID-19
A União Europeia (UE) vai desembolsar 551 mil contos, destinados ao tesouro nacional, em resposta ao pedido formulado pelo governo.

Previsões do FMI para Cabo Verde já estão desactualizadas e serão “piores” – vice-PM
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que Cabo Verde tenha um crescimento económico negativo de 4% este ano, mas o vice-primeiro-ministro garantiu que essa previsão está desactualizada, apontando números “piores”.

143 Artistas e criadores candidataram-se ao Edital “EnPalco100Artistas”
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) informou esta quinta-feira que 143 Artistas e criadores se candidataram ao Edital “EnPalco100Artistas”.

Cabo Verde com queda de 4% no PIB e dívida nos 132% este ano
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que Cabo Verde tenha um crescimento económico negativo de 4% este ano, acelerando para 5,5% em 2021, com a dívida pública a aumentar para 132,5% este ano.

Cabo Verde não beneficiou do perdão de dívida porque não tem divida com o FMI – Vice-PM
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, disse esta terça-feira que Cabo Verde não beneficiou do perdão da dívida que o FMI concedeu a 25 países africanos porque o país nunca deveu a essa organização financeira internacional.

ARME fixa medidas excepcionais para consumidores junto das entidades reguladas
O conselho de administração da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) deliberou um conjunto de “medidas excepcionais” junto das entidades reguladas, para fazer face aos impactos económicos e sociais causados pela pandemia da covid-19.

104% do Programa Alimentar já foi cumprido
A ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, avançou hoje que Programa de Assistência Alimentar já foi cumprido em 104%, uma vez que o número de pessoas beneficiárias previsto foi ultrapassado.

Governo favorável ao prolongamento do estado de emergência
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que o governo é favorável ao prolongamento do estado de emergência e que a saída desse estado de excepção, após a prorrogação, vai ser progressiva e controlada.

“Regras actuais de acesso ao financiamento podem deixar 50% das empresas de fora” - Jorge Spencer Lima
Nas condições actuais, pelo menos 50% das empresas, a nível nacional, não vão ter acesso às linhas de crédito anunciadas para fazer face aos efeitos da pandemia de COVID-19. Quem o diz é o presidente da Câmara de Comércio, Industria e Serviços de Sotavento, Jorge Spencer Lima.

Parceiros sociais defendem renovação do estado de emergência, mas com mudanças
A defesa do prolongamento do estado de emergência é praticamente unânime entre patronato e sindicatos, mas com nuances diferentes. Os parceiros sociais entendem que o estado de emergência deve manter-se em São Vicente, Boa Vista e na Praia, no sentido de conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Cabo Verde com mais de 8 mil pedidos para suspensão colectiva do contrato de trabalho
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças avançou hoje que há mais de 8 mil pedidos para a suspensão colectiva do contrato de trabalho e que cerca de 500 empresas pediram apoio a nível do sistema financeiro.

Preços sem variação em relação ao mês passado
Taxa de inflação não sofreu qualquer alteração entre Fevereiro e Março. Já a variação homóloga foi de 1,6%.

Economia pós-pandemia : Da abordagem sistémica à importância da confiança
PIB em forte queda, desemprego com grande aumento. Medidas de emergência antecipam desafios da recuperação económica.

Orlanda Ferreira, Presidente do INPS : “O direito à protecção social é um direito humano”
Parte da mitigação dos impactos que a crise do Covid-19 vai provocar em Cabo Verde estará nas mãos da previdência social. E a factura vai ser pesada, as contribuições que deixarão de entrar e os apoios sociais que começarão a sair vão custar ao INPS quase 4 milhões de contos. Orlanda Ferreira, presidente da instituição, diz ao Expresso das Ilhas que mais importante do que olhar para os números é responder a uma situação que ninguém previa.

Banco de Cabo Verde não mexe na livre circulação de capitais
As economias emergentes estão a sofrer um efeito colateral com a crise da Covid-19, uma fuga de capitais em massa. de acordo com os cálculos do Instituto de Finanças Internacionais, as perdas já ultrapassam os 29,3 mil milhões de dólares. Em Cabo Verde, diz o Banco Central ao Expresso das Ilhas, não se nota este efeito, e não estão previstas quaisquer alterações ou restrições ao regime de movimentação de capitais em vigor.

Accionistas acreditam que projecto da Cabo Verde Airlines não está em causa
Os accionistas islandeses que lideram a Cabo Verde Airlines garantiram hoje que trabalham numa solução financeira de longo prazo e acreditam que, apesar de afectado, o projecto não está em causa, embora precisem do apoio do Governo cabo-verdiano.

Economia da África Subsaariana fortemente impactada por pandemia
O Banco Mundial estima que o novo coronavírus poderá levar o continente africano a um dos seus piores desempenhos económicos em um quarto de século. Segundo a publicação Pulso, do órgão internacional, o crescimento económico pode oscilar entre -2 a -5 % por causa da pandemia.

Governo vai estender moratórias das prestações bancárias dos municípios
O Governo vai estender as moratórias das prestações bancarias dos municípios, com o objectivo de libertar recursos que podem ser aplicados na luta contra a pandemia de COVID-19. Esta medida foi hoje anunciada pelo ministro-adjunto do Primeiro-ministro e da Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, após um encontro virtual realizado entre o Executivo e as autarquias do país.

Linha Verde de apoio social já fez mais de 1000 atendimentos (Corrigida)
A ministra da Educação, da Família e Inclusão Social assegurou hoje que a Linha Verde de apoio social está a funcionar bem e que já efectou mais de 1000 atendimentos .

Cabo Verde Airlines só retoma voos comerciais em Julho
A Cabo Verde Airlines (CVA) só prevê retomar os voos comerciais, suspensos desde 18 de Março devido à pandemia de COVID-19, em 01 de Julho, anunciou hoje o presidente da companhia, Erlendur Svavarsson.

SISP regista redução de 96% nas transacções internacionais
O director-geral da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento (SIPS) anunciou esta quarta-feira que desde que o País fechou as fronteiras se registou uma redução na ordem dos 96 por cento no volume de transacções com cartões Visa e Mastercard.

BCV - Financiamento do sistema bancário pode ser ajustado em função da evolução da COVID-19
O governador do Banco de Cabo Verde anunciou hoje que os 45 milhões de contos da linha de financiamento do sistema bancário podem ser ajustado em função da evolução da COVID-19.

O que é e quem pode pedir uma moratória bancária?
Banco de Cabo Verde esclarece, em comunicado, quem pode pedir moratórias bancárias sejam empresas ou particulares.

PAICV em São Vicente propõe 12 medidas para minimizar impacto social da pandemia
O PAICV em São Vicente sugere doze medidas para ajudar a Câmara Municipal a mitigar os efeitos da COVID-19 no rendimento das pessoas. Entre as sugestões, o partido propõe a criação de um fundo de emergência municipal para cobrir o programa de assistência aos mais carenciados.

SINCOP quer apoio do governo aos Condutores Profissionais que estão no desemprego
O Sindicato dos Condutores Profissionais de Cabo Verde (SINCOP) exige que o governo apoie os cerca de 95% de condutores que foram para o desemprego devido às medidas de controlo da pandemia do coronavírus em Cabo Verde.

Voo sanitário traz hoje seis toneladas de material de Lisboa para a Praia
O aeroporto internacional da Praia recebe hoje um “voo sanitário” proveniente de Lisboa com seis toneladas de medicamentos, entre outro material para apoiar o combate à COVID-19, fretado pelo Governo cabo-verdiano à companhia aérea açoriana SATA.

Verba destinada ao Plano de Salvaguarda da Morna será canalizada para outras prioridades
O Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Jair Fernandes anunciou hoje, que os cinco mil contos disponibilizados pelo Governo para a implementação do Plano de Salvaguarda da Morna vão ser canalizados para outras prioridades.

Em termos económicos estamos pior que “numa situação de guerra” – Daniel Bessa
O economista Daniel Bessa considera que a actual situação económica, decorrente da pandemia, é pior do que uma "situação de guerra, quer em termos de paragem de produção, quer no que se refere à capacidade de recuperação”.

Vice-PM anuncia criação de grupo de trabalho para preparar estratégia para o período pós-pandemia
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, anunciou esta segunda-feira a criação de um grupo, composto por vários especialistas, nacionais e estrangeiros, para ajudar o Governo a preparar uma estratégia para o período pós-pandemia.

Ministério da Cultura lança “EnPalco100Artistas”
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) lançou esta segunda-feira, o programa “EnPalco100Artistas” para apoiar a classe artística e criativa residente em Cabo Verde, durante a pandemia do novo coronavírus.

CEDEAO prepara plano de ajuda humanitária e de recuperação económica
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que já apoia os estados-membros no combate à pandemia anunciou hoje que vai complementar a sua intervenção com um Plano de Assistência Estatal de Curto e Médio Prazo.

Câmara da Praia recebeu 2,5 toneladas de produtos da Tecnicil Indústria
A Casa Solidária da Câmara Municipal da Praia recebeu esta segunda-feira, 2,5 toneladas de produtos da empresa Tecnicil Indústria, para ajudar as famílias mais vulneráveis, neste momento em que o país se encontra em estado de emergência devido à COVID-19.

Projecto de Turismo Solidário e Comunitário, na ilha do Maio, adapta-se ao estado de emergência
O Projecto de Turismo Solidário e Comunitário na ilha do Maio adaptou-se ao estado de emergência vigente no país. Assim, segundo o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) foram ajustadas, reavaliadas e adiadas, algumas actividades do projecto, visando contribuir para o esforço de mitigação da COVID-19 a nível local.

Estado de Emergência: Mais de 1000 estabelecimentos comerciais fechados e 40 pessoas detidas
Balanço foi feito hoje pelo Director Nacional da Polícia Nacional, Emanuel Estaline, no final da reunião do Primeiro-ministro com as forças de segurança.

COVID-19: Cabo Verde compra materiais médicos na China
Contrato de fornecimento de materiais médicos já está fechado e os equipamentos de protecção individual para a prevenção da COVID-19 deverão ser enviados para Cabo Verde num voo charter.

Transinsular retoma ligações directas entre Lisboa e Cabo Verde
A Transinsular, empresa do Grupo ETE, maior armador português, anunciou hoje que vai retomar as ligações directas de Lisboa a Cabo Verde, no transporte marítimo de carga internacional, a partir de 11 de Abril. A decisão surge depois da normalização da actividade portuária em Lisboa, que último mês esteve paralisado devido a greve dos estivadores.

Cabo Verde Airlines chamada a repatriar 763 passageiros
A Cabo Verde Airlines realizou seis voos de repatriamento, com 763 passageiros de várias nacionalidades, apesar da suspensão da actividade comercial desde 18 de Março, devido à pandemia da COVID-19, disse à Lusa o presidente da companhia.

Cabo Verde e a COVID-19 : “Consequências económicas serão dolorosas”, diz ministro das Finanças
“Numa perspectiva optimista”, disse esta terça-feira o ministro das Finanças, o desemprego “deverá duplicar” no final da crise provocada pela pandemia de COVID-19.

Maritza Rosabal, Ministra da Família e Inclusão Social : “Tenham calma, ninguém ficará abandonado”
O governo pôs de pé uma série de medidas para a protecção social, dirigidas essencialmente para as famílias mais vulneráveis, os trabalhadores informais e os idosos. Para perceber o alcance dessas medidas, quem tem acesso, como tem acesso e quando tem acesso, o Expresso das Ilhas falou com a ministra da tutela, Maritza Rosabal.

EDITORIAL : Cabo Verde em lockdown
Cabo Verde encontra-se em estado de emergência desde de 29 de Março. Onze dias antes, a 18 de Março, o governo já tinha colocado o país em estado de contingência para melhor se preparar para o impacto do coronavírus. A forma como a epidemia se alastrava pelo mundo não tardaria muito a chegar a Cabo Verde. Dois dias depois foi confirmado um caso positivo na Boa Vista que acabou por resultar na primeira morte com Covid-19 seguido de mais um outro caso também de um turista.

SOCA e SCM reagem às declarações de Abraão Vicente
A Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM), através da sua presidente, Solange Cesarovna, garante que está de consciência tranquila. Já a SOCA, através de Daniel Spínola, diz que "não pediu apoio", mas sim sugeriu concertação para que, juntos, busquem soluções para a situação actual dos artistas.

Abraão Vicente clarifica que cultura e artistas também são prioridades
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente, afirmou hoje que a cultura e os artistas “são também prioridades”. Avançou ainda que as verbas que vão ser investidas nos artistas cultura pertencem ao sector da Cultura.

“Artista têm que pôr comida à mesa dos filhos” – protestam
Artistas como Elida Almeida, Hélio Batalha e Leroy Pinto rebatem críticas nas redes sociais, surgidas após o ministro da Cultura e Indústrias Criativas anunciar que artistas nacionais poderão receber até 15 mil escudos por cada actuação online.

Jorge Spencer Lima, Presidente da Câmara de Comércio do Sotavento : “As medidas são boas, mas têm de ser postas em prática”
A pandemia de coronavírus está a mergulhar a economia no desconhecido. Com a previsão de recessão na Europa, economistas e historiadores vêem mais semelhanças com o choque do petróleo dos anos setenta e com o ‘crash’ de 1929 do que com a crise de 2008. Os especialistas dizem que estamos muito perto de uma recessão global de consequências inesperadas e Cabo Verde não ficará imune. Para analisar as medidas do governo para a economia, o Expresso das Ilhas falou com o presidente da Câmara de Comércio do Sotavento, Jorge Spencer Lima.

Projectos turísticos para São Vicente : Do optimismo em Janeiro para a grande incógnita em Abril
Parece que foi há mais tempo, mas foi apenas a meio de Janeiro que o Expresso das Ilhas escrevia sobre os cinco novos empreendimentos hoteleiros entre a Marginal e a Lajinha, que estavam em construção ou em vias de iniciar os trabalhos. De lá para cá, aconteceu a crise turística associada ao coronavírus. E agora existe todo um mar de incertezas.

SOCA defende criação de fundo social em parceria com outras entidades
A Sociedade Cabo-verdiana de Autores defende a criação de um fundo social para apoiar artistas, numa parceria entre as entidades, mas advoga que a liderança deverá ser do Ministério da Cultura, porque “é uma situação que ultrapassa os privados”.

Abraão Vicente exorta sociedades que representam artistas a criar fundo de apoio a filiados
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas considera que a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) e a Sociedade Cabo-verdiana de Musica (SCM) devem ajudar os artistas que representam.

Empréstimo do Banco Mundial permite a Cabo Verde comprar equipamento médico
O financiamento de cinco milhões de dólares do Banco Mundial a Cabo Verde vai ser permitir reforçar a capacidade laboratorial e comprar máscaras cirúrgicas e luvas para combater a pandemia de COVID-19.

Banco Mundial atribui cinco milhões de dólares a Cabo Verde
O Banco Mundial (BM) vai atribuir 5 milhões de dólares a Cabo Verde para combater a propagação da pandemia da COVID-19, no âmbito do programa de emergência de 14 mil milhões de dólares para os países em desenvolvimento.

Governo vai lançar programa para financiar concertos “online” de 100 artistas
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou esta quinta-feira que o Governo está a criar uma plataforma para que 100 artistas possam divulgar a sua arte “online” e serem compensados pelos seus trabalhos, durante a pandemia da COVID – 19.

Linhas de crédito às empresas disponíveis a partir de segunda-feira
As empresas poderão submeter a partir da próxima segunda-feira, 06 de Abril, as suas candidaturas às quatro linhas de crédito que os bancos comercias vão colocar à suas disposição, no âmbito das medidas de combate a impacto do novo coronavírus.

IATA pede a governos africanos que protejam companhias aéreas
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) apelou esta quinta-feira a uma acção urgente dos governos em África e no Médio Oriente no sentido de proporcionar alívio financeiro às companhias aéreas.

Governo aponta para perda potencial de 18 milhões de contos em impostos
O Governo fala de uma perda potencial de quase 18 milhões de contos em impostos devido ao bloqueio da economia resultante da pandemia da COVID-19. O cenário foi traçado na tarde desta quarta-feira pelo ministro das Finanças, numa intervenção durante a sessão extraordinária da Assembleia Nacional, para avaliar e aprovar as medidas anunciadas e adoptadas para fazer face ao novo coronavírus.

Governo cria Linha Verde da Protecção Social
Linha Verde (8005200) já está a funcionar e vai dar assistência a "potenciais beneficiários" das medidas de protecção social recentemente anunciadas pelo governo.

“As medidas de Cabo Verde foram tomadas atempadamente” - Ulisses Correia e Silva
O primeiro-ministro disse, esta quarta-feira, que as medidas no combate à propagação da COVID-19 foram tomadas, e estão a ser tomadas, atempadamente.

"Orçamento Rectificativo vai ser um novo Orçamento"
O ministro das Finanças reconheceu hoje, em conferência de imprensa, que se avizinham tempos difíceis para a economia nacional. "O Orçamento 'pifou", disse Olavo Correia explicando que o Orçamento rectificativo a ser apresentado em Junho no Parlamento vai, na realidade ser "um novo Orçamento" do Estado.

Está a ser preparada uma linha de apoio ao sector da cultura -Ministério da Cultura
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, disse esta quarta-feira que o Governo está a preparar uma linha de apoio e de incentivo para o sector da cultura, com foco nos artesãos e músicos que residem no país e que vivem dos seus trabalhos.

Ministros das Finanças africanos exigem financiamento urgente de 100 mil milhões de dólares para combater a COVID-19
Os ministros das Finanças da África realizaram, nesta terça-feira, uma segunda reunião virtual com foco nos casos crescentes da COVID-19 no continente. Enfatizaram a necessidade de tomar “todas as ações possíveis para desacelerar e controlar a disseminação da COVID19 no curto prazo.

Regime que suspende contrato de trabalho entra hoje em vigor
O regime de suspensão de contrato de trabalho entra hoje em vigor, por um período de três meses, devido à crise provocada pela pandemia de COVID-19, com os trabalhadores a receberem 70% do salário.

Electra suspende corte de serviços por falta de pagamento
A Electra suspendeu o corte de serviços por falta de pagamento, durante o período em que vigora o estado de emergência, segundo fez saber o presidente do Conselho de Administração (PCA), Alcindo Mota. O responsável apela, porém, aos clientes para que não deixem de saldar as suas contas, tendo em conta que a empresa paga, por seu turno, 100 mil contos semanais às petrolíferas.

Preços dos combustíveis com queda histórica
Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) faz actualização e 'atira' preços de gasolina, gasóleo, gás, petróleo, fuel 380 e fuel 180 para mínimos históricos. A descida acentuada justifica-se com os impactos da COVID-19 na economia.Novos preços entram em vigor a partir das 00h00.

Banco de Cabo Verde garante serviços para o sistema financeiro
O Banco do Cabo Verde (BCV) informou que irá garantir o funcionamento das instituições financeiras do país durante o período do estado de emergência. Banco central também emitiu recomendações aos bancos comerciais, incluindo a prorrogação do prazo de validade dos cartões de débito e crédito, com prazos de vencimento dentro do período de estado de emergência.

FMI aprova primeira revisão do programa de apoio a Cabo Verde
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que aprovou a primeira revisão do programa de apoio político a Cabo Verde, salientando que todas as metas foram alcançadas e que o desempenho do país “foi forte”.

Concertação Social : “Medidas extraordinárias, para tempos extraordinários”
No dia em que se registou o primeiro óbito pela doença em Cabo Verde, governo e parceiros sociais assinaram um novo acordo de concertação social que prevê medidas de protecção ao emprego, protecção social e linhas de crédito de estímulo à economia nacional. Os objectivos do conjunto de medidas apresentadas pelo governo e aprovadas pelos parceiros entram imediatamente em vigor.

Coronavírus e o impacto no turismo : Além das medidas imediatas é importante programar o futuro.
A crise não só é irreversível como já está sentada no camarote a assistir à derrocada do edifício económico. Com as pessoas impossibilitadas de viajar, o turismo é um dos sectores que mais está a apanhar os efeitos adversos. Victor Fidalgo, consultor especialista na área do turismo, diz ao Expresso das Ilhas que o sector, em Cabo Verde, “está morto”. Pelo menos até Outubro. Mas, mais do que chorar pelos danos, avisa, convém começar já a pensar o pós-crise.

Olavo Correia Ministro das Finanças : Esta crise é o maior desafio que alguma vez enfrentámos
A recessão já é real e vai ser forte. As perdas já estão contabilizadas e serão duras. Quase metade da arrecadação fiscal prevista evaporou-se devido ao impacto global coronavírus, cerca de 2/3 dos turistas que o país devia receber este ano tiveram o mesmo destino e agora, diz o Ministro das Finanças, o importante é trabalhar a dois níveis: nas medidas de mitigação imediatas e no planeamento do pós-pandemia.

Coronavírus e o impacto na economia : É preciso saber como o Estado vai pagar pelas despesas extraordinárias
Nas últimas semanas os economistas estão debruçados sobre as máquinas de calcular para tentarem descobrir o impacto do coronavírus na economia. A verdade é que, até ao momento, não há uma única certeza. Há quem diga que, em comparação, a crise de 2008 vai parecer uma brincadeira, há quem acredite que uma resposta coordenada a nível global poderá amenizar as quebras anunciadas. O que se sabe mesmo é que as instituições internacionais (Fundo Monetário Internacional, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, etc.) estão a projectar uma significativa desaceleração do crescimento mundial, no melhor dos cenários, ou uma recessão global em 2020, em cenários menos optimistas.

Governo recebe 50 milhões de euros dos parceiros e material de combate à COVID-19 da Fundação chinesa Jack Ma
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades anunciou hoje que o governo vai realocar fundos, recebidos de parceiros, num valor superior a 50 milhões de euros para fazer face à COVID-19. Cabo Verde recebeu também 20 mil kits de teste e outros materiais para lidar com a pandemia.

Governo pretende montar linha verde para atender famílias que não estão "bancarizadas"
A ministra da Educação, da Família e Inclusão Social avançou hoje que o governo pretende montar uma Linha Verde para que as famílias que não estão "bancarizadas" possam aceder ao rendimento durante o estado de risco de calamidade.

Governo garante rendimento a 30 mil trabalhadores informais
O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva apresentou hoje um pacote de medidas dirigidas ao sector informal da economia e às famílias. Conforme fez saber o custo total das medidas emergenciais, para o período de um mês, é superior a 365 mil contos. Desses, 300 mil são direccionados para o Rendimento Solidário, que será implementado.

CMP isenta cobrança das taxas aos condutores de Hiaces
A Câmara Municipal da Praia (CMP) anunciou, hoje, a isenção de cobrança das taxas de estacionamento aos Condutores de Hiaces no Terminal de Sucupira - Praia, durante a Vigência do Plano de Contingência da COVID-19.

UCID quer 10% do OE2020 destinados à ajuda de famílias e economia
A UCID pede ao Governo que mobilize pelo menos 10% do Orçamento do Estado 2020 para fazer face ao “desfalque” que a pandemia COVID-19 vai provocar na economia e nas famílias.

BCV diminui taxas de juro e adia prazos de pagamento de empréstimos
Anúncio feito por João Serra, governador do Banco de Cabo Verde, insere-se num pacote mais vasto de medidas que o banco central tomou para diminuir o impacto da recessão económica causada pela pandemia da COVID-19.

AAVT congratula-se com as medidas económicas do Governo
A Associação das Agências de Viagens de Cabo Verde (AAVT) congratula-se com as medidas tomadas pelo Governo, face à COVID -19, e encara com optimismo e esperança o evoluir desta situação.

Presidente da República manifesta “grande satisfação” por medidas para mitigar efeitos
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, manifestou esta quarta-feira “grande satisfação” pelas medidas anunciadas para mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no país e felicitou o Governo e os seus parceiros sociais pela “grande responsabilidade”.

Medidas fiscais estipuladas pelo governo não abrangem calendário fiscal de Março
Obrigações fiscais relativas a Março devem ser cumpridas. Medidas de alívio fiscal, ainda não foram regulamentadas, e só deverão ser válidas a partir de Abril.

Presidente da CCB destaca "postura construtiva" dos parceiros sociais
O presidente da Câmara de Comércio de Barlavento aplaude as medidas tomadas pelo governo para mitigação dos efeitos económicos no país da pandemia de COVID-19. Para Belarmino Lucas, confirma-se o “cenário de consequências devastadoras”.

Todos os hotéis de ilha mais turística de Cabo Verde vão suspender actividade
Todos os hotéis do Sal, a ilha mais turística de Cabo Verde, vão suspender as suas actividades por causa do coronavírus, disse à Lusa fonte sindical, que considerou boas as medidas para proteger os trabalhadores e as empresas.

Governo antecipa recursos que seriam utilizados nos próximos quatro anos
O vice Primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, disse hoje que o governo vai antecipar todos os recursos que seriam utilizados nos próximos quatro anos e que o país vai ter uma perda de receitas de mais de 18 milhões de contos.

Governo e parceiros sociais acordam medidas de apoio a empresas e empregos
O governo avançou hoje um conjunto de medidas de mitigação e de apoio às empresas e à protecção dos trabalhadores a vigorar imediatamente durante três meses. Tudo isto para minimizar os impactos causados pela COVID-19 . As medidas saíram de uma reunião extraordinária do Conselho de Concertação Social.

CMP isenta cobrança das taxas aos condutores de Hiaces
A Câmara Municipal da Praia (CMP) anunciou, hoje, a isenção de cobrança das taxas de estacionamento aos Condutores de Hiaces no Terminal de Sucupira - Praia, durante a Vigência do Plano de Contingência da COVID-19.

Gestora do Cais de Pesca da Praia encerra mercado de peixe
A Cape Verde Ocean, gestora do Cais de Pesca da Praia, decidiu encerrar o mercado de peixe destinado ao público. A medida acontece dando cumprimento do “Plano Nacional de Contingência – Covid-19”.

Governo espera "forte recessão" em 2020
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, admitiu hoje, em entrevista à Lusa, uma “forte recessão económica” este ano, devido à pandemia da covid-19, prevendo um Orçamento rectificativo até Junho para mitigar a crise.

CVA receberá apoio do Estado
A Cabo Verde Airlines (CVA) será uma das empresas objecto de medidas de apoio à economia. A alienação dos 39% que o Estado ainda detém na companhia será adiada.

Vivo e Enacol garantem stock de gás
As duas distribuidoras de combustíveis de Cabo Verde garantem ter ‘stock’ suficiente de gás butano e pede a colaboração dos clientes perante um aumento da procura nos postos de venda por causa do novo coronavírus.

Prioridade é manutenção dos postos do trabalho – UNTC-CS
A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores Cabo-verdianos – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, disse sexta-feira que a prioridade da central sindical nesse momento de crise do novo coronavírus é a manutenção dos postos de trabalho.

IGAE sensibiliza operadores económicos para o cumprimento da lei
A Inspecção Geral das Actividades Económicas encontra-se no terreno a sensibilizar os operadores económicos para o cumprimento da lei, no âmbito das medidas adoptadas pelo Governo face ao surto do novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19.

Estabelecimentos ponderam fechar as portas e reduzir o pessoal
Pelo menos duas unidades turísticas no município do Porto Novo, Santo Antão, decidiram fechar as portas, a maioria dos hotéis no Sal, pondera fazer o mesmo até o final do mês e alguns restaurantes na Cidade da Praia já estão a reduzir o seu pessoal e suspender os concertos. Iniciativas derivadas das medidas de contingência em vigor no país, devido à pandemia do novo coronavírus.

Cabo Verde pode entrar em recessão se o turismo cair perto de 30% - S&P
A agência de notação financeira Standard & Poor’s considera que a economia de Cabo Verde deverá registar um abrandamento do crescimento económico este ano, que pode mesmo ser negativo em caso de quebra mais acentuada no turismo.

Governo, Banco Mundial e FMI trabalham para enfrentar crise da COVID-19
O ministro das Finanças disse hoje que Cabo Verde vai enfrentar “sérias consequências económicas” com a crise causada pela pandemia mundial de COVID-19.

Ministro do Comércio garante que o país tem stocks de bens essenciais
Alexandre Monteiro, em entrevista à televisão pública, pede às pessoas que não açambarquem bens porque as importações continuam a decorrer de forma normal

IGAE alerta contra açambarcamento
Depois de o primeiro-ministro ter alertado, ontem, as pessoas para que evitem corridas aos supermercados e assegurado que as linhas de abastecimento do mercado se vão manter, a IGAE vem, hoje, em comunicado estabelecer regras para a venda e compra de produtos.

BCV prepara medidas de estímulo à economia
Em comunicado, o Banco de Cabo Verde, anunciou que está a trabalhar num pacote de medidas que visam amortecer o choque económico causado pela pandemia de COVID-19.

Passageiros afectados pela suspensão dos voos da CVA podem reagendar ou receber vouchers
A Cabo Verde Airlines (CVA) está a oferecer a possibilidade de reagendamento ou reembolso, por voucher, de bilhetes emitidos para os voos cancelados, na sequência da suspensão de toda a operação.

Presidente da CCB quer medidas urgentes de apoio às empresas
O presidente da Câmara de Comércio do Barlavento defende um “juntar de esforços” entre Estado e sistema financeiro para diminuir o impacto da crise económica decorrente da pandemia de coronavírus. Belarmino Lucas alerta para o aquilo que pode estar em causa.

Bancos avançam com planos de contingência
A Caixa Económica e o Banco Comercial do Atlântico anunciaram hoje a aplicação de planos de contingência para lidar com a pandemia do novo coronavírus, que passam por limitações no acesso às agências e colocação de funcionários em teletrabalho.

As medidas do governo para evitar a entrada do COVID-19 em Cabo Verde
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha anunciou hoje medidas adicionais de prevenção da entrada do COVID-19 em Cabo Verde. Primeiro-ministro assegura abastecimento regular dos mercados e apela a que as pessoas e empresas evitem açambarcamentos.

Empresários cabo-verdianos pedem reunião de emergência dos parceiros sociais
O Conselho Superior das Câmaras de Comércio (CSCC) de Cabo Verde considerou hoje que as consequências da pandemia do novo coronavírus serão “potencialmente desastrosas” para a economia do país e pediram uma reunião de emergência dos parceiros sociais.

Cabo Verde Airlines suspende todos os voos
A partir de amanhã e pelo menos durante 30 dias, todas as actividades de transportes da Cabo Verde Airlines serão suspensas. A interrupção é avançada pela própria companhia e surge após as interdições às ligações aéreas hoje anunciadas pelo governo.

Cabo Verde e outros destinos 'sol, praia, mar' serão os mais afectados pela queda no Turismo - S&P
Depois da Fitch, também a agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) considerou, hoje, que o arquipélago de Cabo Verde está entre os países mais afectados pela pandemia Covid-19.

Cabo Verde Airlines suspende todos os voos
A partir de amanhã e pelo menos durante 30 dias, todas as actividades de transportes da Cabo Verde Airlines serão suspensas. A interrupção é avançada pela própria companhia e surge após as interdições às ligações aéreas hoje anunciadas pelo governo.

Organização Mundial do Turismo prevê crescimento negativo já este ano
Numa actualização sobre a resposta do sector da aviação ao surto do coronavírus COVID-19, a Organização Mundial do Turismo (OMT) fez uma primeira avaliação que aponta para uma diminuição das chegadas e receitas internacionais em 2020.

Covid-19: Governo aumenta orçamento do Ministério da Saúde
Conselho de Ministros já tinha tomado medidas de reforço do orçamento do ministério da Saúde. As medidas que se impuserem doravante, inclusive ao nível do recrutamento do pessoal técnico necessário, serão tomadas pelo governo, conforme fez saber o porta-voz da reunião, o ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, Rui Figueiredo Soares.

Coronavírus: Plano de contingência restringe eventos com elevado número de participantes
Primeiro-ministro disse esta terça-feira, na apresentação do Plano de Nacional Contingência sobre o Covid-19, que “eventos internacionais realizados em Cabo Verde que reúnam números elevados de participantes vindos de países assinalados com a epidemia devem ser cancelados”. Medida é válida até 30 de Junho. Primeiro-ministro apela ainda a uma maior responsabilidade na partilha de informações sobre o Covid-19. Director Nacional de Saúde apela à prevenção.

Cabo Verde Airlines suspende ligação a Lagos
Voos para a Nigéria estão suspensos a partir da próxima segunda-feira para serem retomados a 31 de Maio.

Cabo Verde pede apoio à China e parceiros para combate ao coronavírus
O governo de Cabo Verde pediu à China materiais médicos para o combate ao coronavírus. A informação foi avançada esta manhã, pelo ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, em declarações aos jornalistas à margem da assinatura do protocolo de assistência militar com a China.

Covid-19: Redução do número de turistas é o principal impacto para Cabo Verde - Fitch
A agência de notação financeira Fitch considerou hoje que a redução do número de turistas devido ao surto de Covid-19 será um dos principais impactos para Cabo Verde, arriscando uma redução do crescimento económico.

CVA permite alteração de reservas sem penalização
A Cabo Verde Airlines (CVA) alterou as regras para troca de datas de viagem, como forma de proteger os passageiros com bilhetes comprados entre 27 de Fevereiro e 30 de Abril e com voo marcado até 30 de Maio.

Cabo Verde Airlines protege passageiros após interdição de voos de Itália
A Cabo Verde Airlines anunciou esta quinta-feira que está a adoptar uma “estratégia de protecção dos passageiros” com voos reservados de Itália para o arquipélago, face à interdição das ligações aéreas desde aquele país europeu, devido ao alastrar do coronavírus.

Todos os hotéis de ilha mais turística de Cabo Verde vão suspender actividade
Todos os hotéis do Sal, a ilha mais turística de Cabo Verde, vão suspender as suas actividades por causa do coronavírus, disse à Lusa fonte sindical, que considerou boas as medidas para proteger os trabalhadores e as empresas.

CVA receberá apoio do Estado
A Cabo Verde Airlines (CVA) será uma das empresas objecto de medidas de apoio à economia. A alienação dos 39% que o Estado ainda detém na companhia será adiada.

Governo espera "forte recessão" em 2020
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, admitiu hoje, em entrevista à Lusa, uma “forte recessão económica” este ano, devido à pandemia da covid-19, prevendo um Orçamento rectificativo até Junho para mitigar a crise.

Voos vindos de Itália suspensos por causa do coronavírus
Interdição vai ser publicada esta quinta-feira no Boletim Oficial. Decisão foi tomada em Conselho de Ministros e é válida para as próximas três semanas.
Últimas no site
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5